Inclusão do aluno com baixa visão: colaboração entre o educador especial e o professor da sala comum

  • Débora Lucila Carlos Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Carla Ariela Rios Vilarongoa Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Silvana Tonon Escola Estadual Pfor. Orlando Perez

Resumen

 

 

 O presente artigo tem por objetivo mostrar as adaptações curriculares realizadas pela bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Educação Especial, durante o segundo semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2012, em uma sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de São Carlos/SP. Do plano de trabalho previsto para os bolsistas desse programa, dois objetivos nortearam as ações aqui relatadas: levantar as principais dificuldades da instituição a respeito dos alunos incluídos; elaborar, juntamente com os professores, adaptações curriculares, confeccionar materiais pedagógicos adaptados à realidade do aluno e fazer possíveis orientações. A produção de materiais e as adaptações realizadas facilitaram o ensino e a aprendizagem da aluna, auxiliando que ela participasse integralmente da comunidade escolar. Em relação à formação da bolsista do Pibid Educação Especial, o trabalho colaborativo permitiu o trabalho conjunto com o professor da sala regular, assim como a construção com bolsistas de outras áreas.

Biografía del autor/a

Débora Lucila Carlos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Discente de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, licencianda Pibid-UFSCar. 

Carla Ariela Rios Vilarongoa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda, pedagoga do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, orientadora Pibid-UFSCar.

Silvana Tonon, Escola Estadual Pfor. Orlando Perez

Coordenadora do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof. Orlando Perez, supervisora Pibid-UFSCar.

 

Citas

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Publicado
2017-03-08
Sección
Artículos