Um olhar sobre a história da educação do deficiente visual no município de Piracicaba/SP

  • Rogério Sousa Pires Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep
Palavras-chave: Educação Especial, Deficiente visual, Marcos histórico-legais

Resumo

O enfoque deste estudo é investigar os marcos histórico-legais da educação do deficiente visual na rede
estadual de educação do município de Piracicaba. O campo fenomênico dos fatos históricos das práticas
educativas, como o vivido propriamente, permite conhecer os diferentes caminhos da interação dos
educadores com os alunos deficientes visuais. E como sujeitos partícipes da experiência humana na esfera
da Educação Especial, seus aspectos sócio-históricos e educacionais merecem destaque, ganhando espaço
nos textos e contextos de um tempo presente.

Biografia do Autor

Rogério Sousa Pires, Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep

Mestre em Ciências da Religião pela Faculdade de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e graduado em Teologia pela mesma instituição. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (Ul- bra). Tem experiência na Educação Básica e no ensino superior nas áreas de humanas e sociais aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia existencial, Educação Especial, relações sociais, formação humana, práticas educativas e ciências da religião. Atualmente, é doutorando em Educação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) junto ao Programa de Apoio à Educação Especial Pro- esp/Capes, investigando as práticas educativas no desenvolvimento humano do aluno deficiente visual.,

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Publicado
2017-03-08
Seção
Artigos Livres