A look at the history of education of the visual impaired in Piracicaba/SP

  • Rogério Sousa Pires Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep
Keywords: Special Education, Visually impaired, Historical and legal frameworks

Abstract

The focus of this study is to investigate the historical and legal frameworks of education of the visually
impaired in the state system of education in the city of Piracicaba. The phenomenal field of the historical
facts of educational practices, while lived properly, allows to know the different ways of interaction of
teachers with visually impaired students. And while participants subject of human experience in Special
Education sphere, its historical and educational social aspects are noteworthy gaining ground in the texts
and contexts of a present time.

Author Biography

Rogério Sousa Pires, Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep

Mestre em Ciências da Religião pela Faculdade de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e graduado em Teologia pela mesma instituição. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (Ul- bra). Tem experiência na Educação Básica e no ensino superior nas áreas de humanas e sociais aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia existencial, Educação Especial, relações sociais, formação humana, práticas educativas e ciências da religião. Atualmente, é doutorando em Educação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) junto ao Programa de Apoio à Educação Especial Pro- esp/Capes, investigando as práticas educativas no desenvolvimento humano do aluno deficiente visual.,

References

ABREU, E. M. A. C. et al. Braille? O que é isso?. 1. ed. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2008.

ASSOCIAÇÃO DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (AVISTAR). Disponível em: <http://avistar.org.br/>. Acesso: 8 jun. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Dispon ível em: . Acesso: 8 jun. 2014.

_____ . Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Resolução CNE/CEB nº 2/2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, 2001.

_____ . Presidência da República. Leino 9.394. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional — LBDEN. Brasília, 1996.

_____ . Presidência da República. Lei no 12.796. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 2013.

_____ . Secretaria de Educação Especial. Revista Inclusão: revista da Educação Especial, Brasília, v. 1, n. 1,2008.

CARVALHO, R. E. A nova LDB e a Educação Especial. 3. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2002.

MASINI, E. F. S. O perceber de quem está na escola sem dispor da visão. São Paulo: Cortez, 2013.

MAZZOTTA, M. J. Educação Especial no Brasil: história e políticas. São Paulo: Cortez, 2001.

PIRACICABA. Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial - Numape. Piracicaba, 2014. Disponível em: <http://www.educacao.piracicaba.sp.gov.br/site/educa- cao-basica/educacao-especial.html>. Acesso em: 15 jun. 2014.

SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação. Resolução SE no 11, de 31 de janeiro de 2008. São Paulo, 2008.

_____ . Informação no 72/96. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas: Serviço de Educação Especial. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 1996.

_____ . Plano de Gestão da Escola Estadual Moraes Barros. Piracicaba: Diretoria de Ensino de Piracicaba, 2003.

SOARES, M. A. L.; CARVALHO, M. de F. O professor e o aluno com deficiência. São Paulo: Cortez, 2012.

Published
2017-03-08