Vantagens e desvantagens na mobilidade da pessoa cega com cão-guia

  • Aline Carrero Fukuhara Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Ana Claudia Marciano Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Jaqueline Oppi Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Ailton Barcelos da Costa Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Maria Amélia Almeida Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Rosimere Maria Orlando Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Palavras-chave: Educação Especial, Cão-guia, Cegueira, Acessibilidade, Mobilidade

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a pessoa com cegueira, usuário de cão-guia, na perspectiva
da mobilidade, da adaptação e das dificuldades encontradas em relação à acessibilidade. A escolha desse
tema surgiu da necessidade de ampliar as escassas experiências e pesquisas relacionadas com o assunto, já
que, até onde se pode procurar, em diversas bases de dados nacionais e internacionais, existe uma grande
deficiência em termos de pesquisa, o que dificultou a obtenção de informações. A coleta de dados ocorreu
pela abordagem diferencial, com um questionário aplicado aos participantes por e-mail e rede social. A
pesquisa contou com a participação de três homens com cegueira e usuários de cão-guia. Como resultado,
chegou-se à conclusão de que o cão-guia facilita tanto na locomoção quanto na interação social da pessoa
cega.

Biografias dos Autores

Aline Carrero Fukuhara, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Licenciada em ducação Especial na UFSCar
Ana Claudia Marciano, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Licenciada em Educação Especial na UFSCar.
Jaqueline Oppi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Licenciada em Educação Especial na UFSCar.
Ailton Barcelos da Costa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Doutorando em Educação Especial no Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar
Maria Amélia Almeida, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Docente do Curso de Licenciatura em Educação Especial e do Programa de Pós-graduação da UFSCar.
Rosimere Maria Orlando, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Docente do Curso de Licenciatura em Educação Especial e do Programa de Pós-graduação da UFSCar.

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Publicado
2017-03-08
Seção
Artigos Livres