Um estudo sobre a compatibilidade do aplicativo musical GarageBand com o VoiceOver
Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar a compatibilidade do aplicativo GarageBand com o VoiceOver
(sistema de acessibilidade para deficientes visuais da Apple), a fim de averiguar se a proposta de utilização
fácil e intuitiva se mantém quando esse recurso está ativado. Como metodologia, adotaram-se a observação
e a análise de um iPad rodando o GarageBand com o VoiceOver ativo. Essa análise baseou-se nos sete
recursos de acessibilidade desenvolvidos por Lima Filho e Waechter e apresentados por Possatti, Perry e
Silva. Os resultados da análise mostram que o aplicativo é compatível com o VoiceOver, mas apresenta
alguns problemas de programação quanto ao toque do usuário e à leitura do programa, sobretudo no que
diz respeito à leitura de acordes, que é imprecisa e irregular. Embora algumas melhoras se façam necessárias, o aplicativo se comporta bem com o VoiceOver e pode ser empregado em diversas situações.
Referências
AGÊNCIA BRASIL. Disponível em <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-
/rendimento-domiciliar-capita-do-brasileiro-e-de-r-1052-mil-diz-ibge> Acesso em: 2 jul. 2015.
APPLE. VoiceOver para iOS. Deixe nossa voz guiar você. Disponível em Acesso em 22 jul. 2015.
______. Siri. Seu desejo é uma ordem. Disponível em: <https://www.Apple.com/br/ios/siri/>: Acesso em 22 jul. 2015.
______. GarageBand para iOS. Crie música onde estiver. Compartilhe onde quiser. Disponível em <https://www.Apple.com/br/ios/GarageBand/> Acesso em 22 jul. 2015.
DUARTE, Alex Marques. Aplicativos musicais para tablets e smartphones: novos recursos para a educação musical. 2014. Monografia. Instituto de Belas Artes, Universidade Nacional de Brasília, Brasília. Disponível em < bdm.unb.br/bitstream/10483/7951/1/ 2014_AlexMarquesDuarte.pdf> Acesso em: 30 mai 2015.
IPAD ENSEMBLE. Requiem (The fifth). Disponível em <https://www.youtube.com/ watch?v=jNVNFKhaVtc> Acesso em: 21 jul. 2015.
LIMA FILHO, Marcos Antônio de e WAECHTER, Hans da Nóbrega. “Tecnologias assistivas presentes no tablet e seu potencial para uma educação inclusiva para pessoas com deficiência visual”, Revista Brasileira de Tradução Visual, Recife, n. 15, 2013. Disponível em
<http://www.rbtv.associadosdainclusao.com.br/index.php/principal/article/view/176/ 301> Acesso em 13 mar. 2016.
MOSSBERG, Walter S. “The iPhone Finds its Voice”, The Wall Street Journal, Nova York, 11 out. 2011. Personal Technology. Disponível em <http://www.morgenthaler.com/press-releases/ iphone-finds-its-voice-wsj-2011-10-12.pdf> Acesso em 20 jul. 2015.
MCGOAN. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=gHMmcNreKYo> Acesso
em 21 jul. 2015.
PAULINO, Rita de Cássia Romeiro. “Conteúdo digital interativo para tablets-iPad: uma forma híbrida de conteúdo digital” , 2012. Disponível em:
scholar.google.com/+conte%C3%BAdo+digital+interativo+para+tablets&hl=pt-
BR&as_sdt=0,5> Acesso em: 18 jul. 2015.
PEDROSA, Paulo e NOGUEIRA, Tiago. Computação em nuvem. Disponível em Acesso em 22 jul. 2015.
PRENTICE, Lauren. Using the GarageBand for iOS app to integrate composition tasks within aliteracy unit in a generalist year 5 and 6 classroom. 2015 Dissertação. University of Waikato. Hamilton. Disponível em <http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:rfryUnt9osJ:
scholar.google.com/+lauren+prentice+GarageBand&hl=pt-BR&as_sdt=0,5> Acesso em: 22 jul. 2015.