Explorando o conceito de área e perímetro por meio da utilização de materiais e recursos acessíveis a estudantes com deficiência visual
Resumen
O trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência que se deu no âmbito da disciplina de Estágio Docente, componente curricular obrigatório para obtenção do título de Mestre da primeira autora, supervisionada pelo segundo autor. O estágio tem por objetivo proporcionar ao mestrando o desenvolvimento da prática docente, voltada para o ensino de pessoas com deficiência visual, acompanhando, de forma estreita, a realidade de uma instituição especializada. As atividades foram discutidas, planejadas, desenvolvidas e aplicadas em uma turma do Ensino Médio Profissionalizante, composta por estudantes cegos e com baixa visão, com a finalidade de explorar o conceito de área e perímetro. Destaca-se o trabalho cooperativo e articulado entre os autores, estabelecido ao longo de trinta horas de estágio, que culminou com uma prática docente, realizada em dois tempos de cinquenta minutos de aula. Foram propostos a resolução de problemas, disponibilizados em braille e em formato ampliado, discussões coletivas sobre os conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão, além da utilização de diferentes recursos táteis e materiais concretos. Os resultados apontam para uma experiência de participação ativa dos estudantes nas atividades e discussões propostas e a necessidade eminente de utilização de materiais acessíveis para a compreensão e consolidação dos conceitos estudados.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC: SEF, 2018.
FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali; HEALY, Lulu. A inclusão de alunos cegos nas aulas de Matemática: explorando área, perímetro e volume através do tato. Bolema, Rio Claro, SP, v. 23, n. 37, p. 1111-1135, dez. 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4306. Acesso em: 13 de jan. 2023.
SEGADAS, Claudia et al. Área e Perímetro: práticas acessíveis a alunos surdos e alunos com deficiência visual. 1. ed. Rio de Janeiro: IM: UFRJ, 2023. E-book. Disponível em: http://www.im.ufrj.br/index.php/pt/editora-im/ensino-de-matematica. Acesso em: 13 de jan. 2023.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.