Narrativas docentes sobre o ensino de Matemática a estudantes com deficiência visual em contexto remoto

  • Wagner Rohr Garcez Instituto Benjamin Constant - IBC
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Resumen

Este artigo apresenta as narrativas de dois docentes no ensino de Matemática a estudantes com deficiência visual durante o período da pandemia de covid-19, que afetou os anos letivos de 2020 e 2021. Naquela ocasião, as aulas presenciais nas escolas foram substituídas pelo ensino remoto emergencial, sendo necessário o uso de recursos tecnológicos como smartphones e computadores para o acesso à sala de aula virtual. No entanto, além das dificuldades relacionadas à carência de equipamentos e de conectividade, a falta de acessibilidade aos conteúdos expostos tornou-se um obstáculo para que o estudante com deficiência visual pudesse ter uma compreensão adequada dos temas abordados. Por essa razão, visando conhecer as dificuldades e os desafios enfrentados pelos docentes durante esse período, bem como as estratégias encontradas para ensinarem Matemática aos estudantes com deficiência visual, decidimos realizar uma entrevista narrativa com estes professores. Entendemos que por meio das experiências e percepções daqueles que vivenciam o próprio cotidiano escolar, é possível ter acesso a conhecimentos relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem a estes estudantes. Após a transcrição e análise das narrativas obtidas, observamos que os professores evidenciaram em suas falas a importância dos recursos táteis acessíveis para aquele processo. Ainda que tivessem buscado outras estratégias pedagógicas para alcançar os alunos, a falta de uma mediação presencial com o uso de materiais táteis acessíveis dificultou o entendimento dos conteúdos matemáticos ensinados.

Biografía del autor/a

Wagner Rohr Garcez , Instituto Benjamin Constant - IBC

Doutorando em Ensino e História de Matemática e Física pela Uiversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Agnaldo da Conceição Esquincalha, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Citas

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Publicado
2023-06-30