Reflexões Sobre um Material Manipulável Destinado ao Ensino de Média Aritmética para Estudantes Cegos

  • Stephany Maria Pereira da Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumen

A utilização de materiais manipuláveis para o ensino de Estatística se constitui em possibilidade de acesso a representações de dados por estudantes cegos por meio da exploração tátil. O objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades de um material manipulável elaborado para o ensino de média aritmética para estudantes cegos. No artigo apresenta-se uma descrição e análise do material elaborado e do processo metodológico proposto visando a sua validação, incluindo-se uma análise preliminar a partir de uma entrevista semiestruturada com uma brailista que atua como transcritora do sistema braille no ensino superior. A entrevistada ressaltou a importância da pesquisa para o trabalho com a Educação Matemática para estudantes cegos e ressaltou a relevância do material para o ensino de média aritmética. Ela refletiu sobre as texturas utilizadas no material e contribuiu com algumas considerações sobre o cuidado com similaridades nos tipos de materiais. Além disso, destacou ser indispensável a audiodescrição do material por ocasião da sua utilização com os estudantes cegos, visando torná-lo acessível à compreensão da sua totalidade por meio da transcrição do visual para o verbal. A brailista reforçou ainda a importância da validação do material pelos estudantes cegos para que eles possam identificar os limites e possibilidades do material. Concluímos preliminarmente que o material manipulável apresentado na pesquisa apresenta-se como possibilidade de recurso para explorações sobre o conceito de média aritmética com estudantes cegos. O estudo é parte de uma pesquisa de mestrado acadêmico em desenvolvimento e os próximos passos envolverão a análise do material por estudantes cegos.

Biografía del autor/a

Stephany Maria Pereira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Publicado
2023-06-30