Redesign de material didático na perspectiva do Desenho Universal
Resumen
Este artigo apresenta o redesign de um material didático para o ensino de álgebra, utilizando os princípios do Desenho Universal. O profissional responsável pelo redesign é um bacharel em Expressão Gráfica, cujos conhecimentos são aplicados na seleção adequada de propriedades físicas dos materiais, como resistência, elasticidade e isolamento térmico, bem como na ergonomia ao desenvolver formatos e tamanhos ideais para cada material, visando o conforto dos usuários finais. Além disso, as habilidades do bacharel em Expressão Gráfica na modelagem tridimensional auxiliam no processo de concepção de materiais didáticos, permitindo a realização de testes com diferentes modelos e alterações rápidas, sem custos adicionais. Com isso, ampliamos uma pesquisa realizada em nível de mestrado que utilizou um material didático desenvolvido para o ensino e aprendizagem de operações com polinômios, conteúdo presente na disciplina de Matemática do Ensino Fundamental com aplicação em uma sala de aula onde havia um estudante cego, embora todos os estudantes também tenham participado da prática, como prevê o Desenho Universal. A pesquisa foi financiada por meio de edital universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A metodologia adotada é abordagem qualitativa e inclui entrevistas semiestruturadas com o estudante cego, além do redesign do material didático com base em sugestões de adequação pelo participante e normas técnicas brasileiras. Conclui-se que o material redesenhado atende aos critérios de um material didático na perspectiva do Desenho Universal. Além disso, fica evidente que o bacharel em Expressão Gráfica possui conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis, eficientes e adequados às necessidades dos estudantes com deficiência. Portanto, esse profissional desempenha um papel importante na educação inclusiva, no que diz respeito à produção de materiais didáticos, participando de equipes multidisciplinares.
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