Levantamento bibliográfico em plataformas de pesquisa
Trabalhos sobre deficiência múltipla associada à deficiência visual
Resumen
A demanda por pesquisas que envolvam a Deficiência Múltipla e, mais especificamente, a Deficiência Múltipla associada à Deficiência Visual no contexto de uma instituição pública de ensino especializada no âmbito federal faz surgir questionamentos que nem sempre são esclarecidos a partir da busca por trabalhos e estudos no meio acadêmico, principalmente no campo educacional. Uma investigação preliminar por bibliografias na área trouxe à tona a hipótese da falta de consenso existente ainda hoje sobre o próprio termo Deficiência Múltipla, além da hipótese de que ainda há poucos estudos neste tema. Neste contexto, a presente pesquisa, relata a terceira parte de uma investigação de bibliografias existentes na área entre os anos 2015 e 2020 no Brasil de modo a proporcionar discussões acerca dos diferentes conceitos da Deficiência Múltipla, contribuir para a ampliação da discussão sobre a Deficiência Múltipla associada à Deficiência Visual, além de verificar a necessidade de novos estudos que preencham as lacunas encontradas ou pouco exploradas. O estudo utilizou, então, duas plataformas de busca para a realização do trabalho, periódicos CAPES e SciELO, com o uso de descritores selecionados. A metodologia utilizada foi o Estado da Arte – um tipo de pesquisa bibliográfica –, e dividiu-se o trabalho em três momentos de análise. A primeira etapa, quantitativa, incluiu a busca dos dados coletados nas plataformas selecionadas. A segunda etapa, quali-quanti, contemplou uma análise mais detalhada das bibliografias encontradas, com o objetivo de verificar os dados sob a perspectiva bardiniana e separá-los por categorias. Por fim, uma vez que as etapas um e dois já foram apresentadas e publicadas, focamos, neste artigo, na terceira etapa, em que os dados foram novamente analisados, agora a partir de uma leitura minuciosa que incluía a discussão acerca da relação entre os dados encontrados e a motivação inicial da pesquisa, utilizando-se agora apenas dois dos cinco descritores analisados inicialmente: Deficiência Múltipla na Educação e Deficiência Múltipla na Educação Inclusiva. Os resultados indicam um número ainda muito pequeno de bibliografias na área, bem como evidenciam divergências conceituais entre as bibliografias encontradas e uma lacuna ainda sobre relatos da prática pedagógica.
Citas
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