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A interação cego-vidente e a percepção de professoras da resolução de problemas combinatórios

  • Flávia Myrella Tenório Braz Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Rute Elizabete de Souza Rosa Borba Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Jaqueline A. F. Lixandrão Santos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumen

O presente artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática e Tecnológica, que teve como objetivo investigar a interação cego-vidente na resolução de problemas combinatórios a partir de materiais que explorem tato, olfato e visão, por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, bem como investigar as percepções das professoras das resoluções desses estudantes. O estudo tomou por base os fundamentos da Educação Inclusiva, pautando-se nos documentos oficiais, a Teoria dos Campos Conceituais, compreensões acerca da mediação e da interação entre cegos e videntes, além da Teoria da Corporeidade. Para o seu desenvolvimento foram elaborados materiais manipuláveis que possibilitassem a identificação dos elementos através dos sentidos do tato, olfato e/ou visão. Duas estudantes, uma cega e uma vidente, matriculadas no 5º ano de uma escola municipal na cidade do Recife-PE, resolveram problemas combinatórios com e sem intervenção da pesquisadora, sendo suas resoluções gravadas e analisadas. Além disso, alguns trechos das gravações foram apresentados e discutidos com duas professoras, uma da classe comum do ensino regular e uma professora do Atendimento Educacional Especializado. Estas observaram a interação das estudantes entre si, com a pesquisadora nos momentos de mediação e com os materiais e os diferentes sentidos utilizados. Observou-se que os materiais confeccionados contribuíram para a resolução de problemas combinatórios pelas estudantes e que o uso dos diferentes sentidos mostrou-se atrativo e lúdico. Essa observação também foi apontada pelas professoras, que constataram que a interação entre as estudantes, além de permitir trocas referentes ao conteúdo abordado, também contribuiu para a aprendizagem de habilidades sociais pelos estudantes. Espera-se, a partir dos resultados obtidos, contribuir para o trabalho dos professores na perspectiva da Educação Inclusiva e para o ensino e a aprendizagem de Combinatória por estudantes cegos em interação com seus colegas videntes em sala de aula regular.

Biografía del autor/a

Flávia Myrella Tenório Braz, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestra em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE

Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

PhD em Educação Matemática pela Oxford Brookes University

Jaqueline A. F. Lixandrão Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco (USF)

Citas

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Publicado
2023-06-30