Professores(as) com deficiência visual na prática docente
o que revelam as pesquisas?
Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado de duas pesquisas do tipo: a) estado do conhecimento (estado da arte) e b) exploratória. A primeira objetivou mapear e descrever aspectos de pesquisas em nível nacional realizadas, no recorte temporal 2010 a 2020, que versam sobre Professores(as) com deficiência visual (DV) e docência. Assim, utilizando os descritores: Professores, Cegueira, Baixa Visão e Prática Docente, empreendemos uma busca por produção científica no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, no Repositório Institucional da UFRN, na Scielo, na Revista Brasileira de Educação Especial, na Revista Educação Especial da UFSM e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A segunda pesquisa, estruturada a partir da aplicação de uma entrevista e de um questionário com perguntas abertas e fechadas com os participantes, visou mapear e caracterizar professores com deficiência visual, lotados na Secretária de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN, com vistas a verificar quantos são, onde estão, quem são e o que pensam sobre o que fazem. Quanto aos resultados da pesquisa estado do conhecimento, foram identificados e selecionados dois artigos científicos; um capítulo de livro e seis dissertações de mestrado referentes ao tema. Tais produções apontam, entre outros aspectos, para a necessidade de formação inicial e continuada, que favoreçam maior acessibilidade e mudança de atitudes excludentes em relação a professores e professoras com deficiência visual. Na pesquisa exploratória, os resultados mostram 10 professores e professoras com DV, que afirmaram estar vivenciado certa invisibilidade, apatia, acomodação e aceitação de uma condição de inferioridade imputada pelas barreiras interpostas no exercício de suas ações.
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