Educação matemática inclusiva e a surdocegueira
uma discussão a partir de aspectos destacados em pesquisas brasileiras
Resumen
O presente artigo parte de uma pesquisa bibliográfica, na busca de investigar que aspectos estão sendo destacados em pesquisas na área da Educação Matemática sobre o ensino para estudantes com surdocegueira. Para o levantamento de dados, foram realizadas buscas em periódicos de Educação Matemática que tiveram números temáticos referentes à Educação Matemática Inclusiva até o ano de 2019, bem como nos anais de eventos nacionais e internacionais de Educação Matemática e Educação Matemática Inclusiva, sendo eles o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), e o Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), considerando, para os eventos, as edições realizadas no período de 2009 a 2019 e os trabalhos publicados nessas edições que trouxessem termos relacionados à “surdocegueira” no título. Além disso, buscou-se no catálogo de teses e dissertações da CAPES por publicações que trouxessem no título a palavra “Surdocegueira” e que tratassem do ensino de Matemática associado a essa temática, publicadas no mesmo período (2009 a 2019). Para a apresentação dos dados relativos aos trabalhos selecionados, foram estabelecidas três unidades de análise, a saber: 1) características dos estudantes das pesquisas e as estratégias utilizadas; 2) práticas inclusivas nas aulas de Matemática para estudantes com surdocegueira; e 3) recursos didáticos no ensino de Matemática para estudantes com surdocegueira. Como resultado, foi possível identificar que as investigações apresentam clareza quanto ao fato de que devemos considerar, em nossas ações pedagógicas, que estudantes com surdocegueira são únicos, e que devemos nos apoiar nas potencialidades de cada um se quisermos promover avanços em seus desenvolvimentos. Por fim, conclui-se que o ensino de Matemática para estudantes com surdocegueira é uma tarefa complexa e que requer investimentos de toda a ordem caso se queira pensar em uma escolarização inclusiva que se reverta em desenvolvimento intelectual.
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