Adaptación de las tecnologías de apoyo en niños con baja visión en la Sala de Recursos Multifuncionales: un caso de estudio
Resumen
O presente estudo de caso refere-se a um trabalho desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncional com uma criança de 8 anos de idade, com baixa visão. Inicialmente foi realizada uma Avaliação Funcional da Visão e a partir da avaliação foi possível verificar com quais recursos o aluno poderia se beneficiar e como adaptar as atividades. Para ensinar o uso desses recursos e melhorar a visão funcional do aluno, foi proposto a produção de um livro com um tema de preferência do mesmo. O trabalho teve como objetivo geral: identificar tecnologias de apoio e adaptar os recursos necessários para promover a participação do aluno de forma independente nas atividades, na Sala de Recursos Multifuncional e na escola.
Como objetivos específicos: ensinar o uso de recursos visuais não ópticos; produzir um livro informativo sobre dinossauros. O trabalho teve início no segundo bimestre do ano letivo e no final do ano observou-se uma melhora significativa no desempenho e na participação do aluno nas atividades, tanto na sala de recursos quanto na escola. O presente estudo demonstrou o quanto é importante não só oferecer, mas ensinar o uso dos recursos para a pessoa com deficiência visual, e assim promover suas potencialidades para melhor interação no seu meio.