Por uma interpretação ecológica nas práticas de educação do portador de deficiência visual

  • Vanessa Prado de Oliveira Instituto Benjamin Constant

Resumen

O presente texto traz questões referentes à ecologia como componente de uma práxis pedagógica para indivíduos portadores de deficiência visual, em busca de uma visão integral do ser humano.

Biografía del autor/a

Vanessa Prado de Oliveira, Instituto Benjamin Constant
Vanessa Prado de Oliveira, acadêmica do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro integrante do “Projeto Biblioteca Viva” do Instituto Benjamin Constant

Citas

BORDENAVE, J. D. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. (W. Dutra, trad.) Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor (trabalho original publicado em 1983), 1988.

BRULL, J. L. C. Nuevas perspectivas en las ciencias de la educacion. Madri: Anaya S.A, 1978.

BUFFA, E., ARROYO, M. & NOSELLA. Educação e cidadania. São Paulo: Cortez, 1996.

CARMO, A. A. Deficiência física: a sociedade brasileira cria, “recupera” e discrimina. Brasília.

DAJOZ, R. Ecologia geral. Petrópolis, RJ: Vozes, 1983.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada (M. B. de M. L. Nunes, trad). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (trabalho original publicado em 1963), 1988.

GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar e agir — corporeidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 1994.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história (C. N. Coutinho, trad.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A. (trabalho original publicado em 1955), 1981.

LAGO, A. & PÁDUA, J. A. O que é ecologia. São Paulo: Brasiliense, 1984.

LUSSEYRAN, J. Cegueira, uma nova visão do mundo e o cego na sociedade. (H. Wilda, trad.). São Paulo: Associação Beneficente Tobias (trabalho original publicado em 1973), 1983.

ODUM, E. P. Ecologia (C. J. Trib, trad.) Rio de Janeiro: Guanabara (trabalho original publicado em 1983), 1986.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Educação Especial no Brasil. Brasília, 1994.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997.

SPERB, D. C. & PENROD, M. J. Educação para o trabalho. Porto Alegre: Globo, 1979.

SUDO, C. A recreação enquanto práxis de uma educação para o trabalho de pessoas portadoras de deficiência. Monografia não publicada. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. (L. F. Cardoso, trad.) Rio de Janeiro: Paz e Terra (trabalho original publicado em 1967), 1986.

Publicado
2017-04-05