Dança e movimento: um significado para a pessoa portadora de deficiência visual

  • Andréa Feller Golin Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

Este artigo apresenta o relato do desenvolvimento de uma aula de dança realizada na ACIC – Associação Catarinense de Integração do Cego. Estas aulas são baseadas em referenciais teóricos da dança, que auxiliam no encaminhamento e preparação das atividades. Além disso, o texto apresenta qual o significado que a dança tem para os alunos portadores de deficiência visual, uma vez que a dança proporciona uma melhor consciência corporal, desenvolve a criatividade, e ainda contribui para sua inclusão na sociedade

Biografía del autor/a

Andréa Feller Golin, Universidade Federal de Santa Catarina

Andréa Feller Golin é professora de dança, graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Linha de atuação: Saúde Ocupacional e avaliação dos portadores de deficiência.

 

Citas

ALMEIDA, J.J.G & PORTO, E.R. A pessoa deficiente visual: revelações sobre a atividade motora. Benjamin Constant , no 11, 1998.

FREIRE, I.D. O belo e o movimento : um estudo sobre dança-educação

para pessoas não-visuais. Monografia não-publicada. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2000.

GÂNDARA, M. A expressão corporal do deficiente visual. Campinas: MEC

Mendes, M.G. (1985). A dança. São Paulo: Ática, 1994.

Publicado
2017-03-29
Sección
Artículos