Fundamentos da alfabetização: uma construção sobre quatro pilares

  • Maria da Glória de Souza Almeida Instituto Benjamin Constant

Resumen

O presente trabalho tenta mostrar a importância do processo de alfabetização na caminhada educacional de uma criança cega. A abordagem do tema tem como centro de análise a construção do conhecimento a partir do desenvolvimento e da conjugação de aspectos que determinarão a qualidade da aquisição da escrita e da leitura e o respectivo desempenho do alfabetizando

Biografía del autor/a

Maria da Glória de Souza Almeida, Instituto Benjamin Constant

Maria da Glória de Souza Almeida é professora de Língua Portuguesa do IBC, atuando também no Curso Superior Seqüencial de Complementação de Estudos na Área de Deficiência Visual, na cadeira de Alfabetização através do Sistema Braille, com especialização em Alfabetização.

 

Citas

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa: curso de 1º e 2º graus. 22ª ed. São Paulo: Editora Nacional, 1977.

CAMARA Jr., J. M. Dicionário de Filologia e Gramática. 4ª Ed. Revista e Aumentada. Rio de Janeiro: J. Ozon – Editor, 1970.

CARDOSO, F.H. & SANNI, O. Homem e sociedade: leituras básicas de Sociologia Geral. Nova Edição. São Paulo: Editora Nacional, 1975.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre a alfabetização. Tradução Horácio Gonzales (et. al.) São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ed. Ática, 1990.

LOWENFELD, B. Our blind children, growing and learning with them. Springfield: Charles C. Thomas Publisher. 1977.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

SAUSSURE, F. Curso de Lingüística Geral. Trad. Antonio Cheleni, José Paulo e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1972.

Publicado
2017-03-29
Sección
Artículos