Fundamentos da alfabetização: uma construção sobre quatro pilares
Abstract
O presente trabalho tenta mostrar a importância do processo de alfabetização na caminhada educacional de uma criança cega. A abordagem do tema tem como centro de análise a construção do conhecimento a partir do desenvolvimento e da conjugação de aspectos que determinarão a qualidade da aquisição da escrita e da leitura e o respectivo desempenho do alfabetizandoReferences
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa: curso de 1º e 2º graus. 22ª ed. São Paulo: Editora Nacional, 1977.
CAMARA Jr., J. M. Dicionário de Filologia e Gramática. 4ª Ed. Revista e Aumentada. Rio de Janeiro: J. Ozon – Editor, 1970.
CARDOSO, F.H. & SANNI, O. Homem e sociedade: leituras básicas de Sociologia Geral. Nova Edição. São Paulo: Editora Nacional, 1975.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre a alfabetização. Tradução Horácio Gonzales (et. al.) São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.
LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ed. Ática, 1990.
LOWENFELD, B. Our blind children, growing and learning with them. Springfield: Charles C. Thomas Publisher. 1977.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
SAUSSURE, F. Curso de Lingüística Geral. Trad. Antonio Cheleni, José Paulo e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1972.