Educação infantil - referencial curricular nacional: das possibilidades às necessidades
Resumen
Este artigo focaliza as possibilidades e necessidades educacionais especiais de crianças com deficiências na educação infantil. Discute alguns aspectos da política nacional, diretrizes e projeto pedagógico para inclusão de crianças com necessidades especiais em creches e pré-escolas. Tem por objetivo analisar e refletir o currículo, as adaptações e a prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva.
Citas
BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular para Educação Infantil. Brasília: MEC SEF, 1998.
______. Secretaria do Ensino Fundamental. Educação Infantil - Parâmetros em Ação. Brasília: SEF, 1999.
______. MEC- SEESP. RCNI- Estratégias e orientações para a Educação de crianças com NEE na Educação Infantil. Brasília: 2001.
BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Educação Inclusiva: Problemas e Perspectivas. In Anais de Políticas Públicas: Diretrizes e Necessidades da Educação Básica. Unesp: II Encontro de Educação do Oeste Paulista, Presidente Prudente/SP: 2000.
______. O significado da deficiência na vida cotidiana: análise das representações dos pais, alunos e professores. Dissertação de mestrado, UCDB-Unesp, Campo Grande/MS: 1999.
______. Intervenção Precoce: Momento de Interação e Comunicação.CENP/SEE/SP: 1993.
______. O desenvolvimento Integral do Deficiente Visual. São Paulo: Loyola,1992.
FARIA, Ana Lúcia Goulart e PALHARES, Marina Silveira.(orgs). Educação Infantil Pós-LDB: rumos e desafios. Campinas/SP: Autores Associados, 1999.
HEREDERO, Eladio Sebastian. Necessidades Educativas Especiales Y Adaptaciones Curriculares. Marilia: Unesp, FFC, Departamento de Educação Especial, 1999.
HEYMEYER, Úrsula. Avaliação do Desempenho na PC. São Paulo: Memnon, 1993.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Educação Infantil: Problemas e Perspectivas. In Anais de Políticas Públicas: Diretrizes e Necessidades da Educação Básica. Unesp: II Encontro de Educação do Oeste Paulista, Presidente Prudente/SP: 2000.
KRAMER, Sônia. (org.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para Educação infantil. São Paulo: Ática,1998.
KYLEN, Gunnar. A inteligência e os Déficits Intelectuais. Trad.Úrsula Heymeyer. Stockolm: 1997.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ser ou estar, eis a questão: explicando o déficit intelectual. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
MANZINI, Eduardo. Integração de Alunos com deficiências: perspectivas e prática pedagógica, Marília: Unesp, FFC, 1999.
PIAGET, J E GRECO. Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos,1976.
REGEN, Mina.(org.). Uma creche em busca de inclusão. São Paulo: Memnon,1998.
SASTRE, G. MORENO, Montserrat. Aprendizaje y Desarrollo Intelectual. Barcelona: Gedisa,1987.
SIH, National Swedish Agency for Special Education. Basic Model For Functional Assessment. Stockolm: 1996.
STAINBACK, Suzan e Willian. Inclusão um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999
TUPY, Tania Maria e DON PRAVETTONI, Giancarlo.(org.). Discurso sobre Comunicação Alternativa. São Paulo: Memnon, 1999.