Intervenção precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até dois anos de idade

  • Gérson Carneiro de Farias Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

O artigo envolve a reflexão do processo de desenvolvimento infantil da criança cega até dois anos de idade (período sensório-motor): as aquisições motoras, tais como, o desenvolvimento da preensão, da linguagem, a noção do objeto, o vínculo mãe/criança, bem como a análise do programa de atendimento em intervenção precoce. A reflexão mostra que o desenvolvimento infantil se dá pelo movimento, favorecendo as estruturas do pensamento e da linguagem, assim como a relação com o ambiente e com as pessoas, particularmente com a mãe. A análise do programa mostra que seu sucesso depende do atendimento direto prestado à criança, com regularidade e continuidade do trabalho em casa, e à família, com orientações e integração de esforços.

Biografía del autor/a

Gérson Carneiro de Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Gérson Carneiro de Farias é mestre em Educação pela UERJ, autor de O Programa de Intervenção Precoce como fator deinclusão da criança cega, pela Memnon Edições Científicas.

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Publicado
2017-03-28
Sección
Artículos