A expressão corporal e o deficiente
Resumen
Este artigo pretende analisar a contribuição que o teatro pode oferecer nas vivências e experiências sensório-motoras da pessoa deficiente visual. Descreve ainda a Análise Ativa, de Stanislaviski, com as adaptações necessárias, como um dos métodos teatrais que podem auxiliar neste processo.
Citas
BRUNO, M. M. G. O desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da
integração precoce à integração escolar. São Paulo: Laramara, 1993.
CASTANHO, A. R.S.P. A face de crianças deficientes visuais: expressões de emoções
e percepção social de seus sorrisos. 1996. 97 p. Tese (Doutorado em Psicologia
experimental) Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
STAES, Ade M. L. Psicomotricidade – educação e reeducação. São Paulo: Manole,
STANISLAVSKY, Constantin. A preparação do ator. 11 ed.. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
STANISLAVISKY, Constantin. A criação de um papel. 4 ed.. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1990.
STOKOE, Patrícia e HARF, Ruth. Expressão Corporal na pré-escola. 2 ed.. São
Paulo: Summus editorial, 1992.