A expressão corporal e o deficiente

  • Marlíria Flávia Coelho da Cunha Instituto Benjamin Constant

Abstract

Este artigo pretende analisar a contribuição que o teatro pode oferecer nas vivências e experiências sensório-motoras da pessoa deficiente visual. Descreve ainda a Análise Ativa, de Stanislaviski, com as adaptações necessárias, como um dos métodos teatrais que podem auxiliar neste processo.

Author Biography

Marlíria Flávia Coelho da Cunha, Instituto Benjamin Constant

Marlíria Flávia Coelho da Cunha é professora de Alfabetização e ensina Teatro no Instituto Benjamin Constant. É graduada em Português-Literatura e em Artes Cênicas pela UNI-RIO (Universidade do Rio de Janeiro). Pós-graduada em Alfabetização de deficientes visuais (UNI-RIO / IBC), possui duas especializações em Arte-Educação (Escolinha de Artes do Brasil e TEAR).

References

BRUNO, M. M. G. O desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da

integração precoce à integração escolar. São Paulo: Laramara, 1993.

CASTANHO, A. R.S.P. A face de crianças deficientes visuais: expressões de emoções

e percepção social de seus sorrisos. 1996. 97 p. Tese (Doutorado em Psicologia

experimental) Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.

STAES, Ade M. L. Psicomotricidade – educação e reeducação. São Paulo: Manole,

STANISLAVSKY, Constantin. A preparação do ator. 11 ed.. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

STANISLAVISKY, Constantin. A criação de um papel. 4 ed.. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 1990.

STOKOE, Patrícia e HARF, Ruth. Expressão Corporal na pré-escola. 2 ed.. São

Paulo: Summus editorial, 1992.

Published
2017-03-22
Section
Articles