O museu como instituição-memória

  • Debora de Almeida Rodrigues Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

Este artigo tem como objeto de discussão o processo de institucionalização e consolidação do Museu do Instituto Benjamin Constant. Pretende indagar sobre o seu papel na construção da memória coletiva desta comunidade. Aborda também a função dos museus enquanto articuladores da cultura material da sociedade.

Biografía del autor/a

Debora de Almeida Rodrigues, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Debora de Almeida Rodrigues é Museóloga e Mestre em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio)

Citas

ARJONA, M. Patrimonio cultural y identidad. La Habana: Editorial Letras Cubanas, 1986.

BARBUY, H. A Cultura e o patrimônio cultural nos textos constitucionais brasileiros. Revista de Museologia, 1 (1), p. 24-27, 1989.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e História da cultura. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BOSI, V. Participação e pesquisa na preservação do patrimônio cultural. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 22, p. 138-144, 1987.

BRASIL. Ministério da Cultura. Caderno de ensaios - estudo de Museologia. Rio de Janeiro: IPHAN, 1994.

CASTRO, R. S. O Estado na preservação de bens culturais. Rio de Janeiro: Renovar, 1981.

COSTA, Icléia T. Memória Institucional do IBGE: Um estudo exploratório-metodológico. Dissertação apresentada ao Curso de Ciência da Informação da Universidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 1992.

_________. Memória Institucional e Representação: Da árvore ao Rizoma In: Memória, Representações e Relações Internacionais na América Latina. Rio de Janeiro: Intercom NUSEG, 1998.

COSTA, M. L. A Defesa do patrimônio cultural móvel. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 22, p. 145-153, 1987.

CRAPANZANO, Vincent. Hermes Dilemma: The Making of Subversion in Ethnographic Description. JANES CLIFFORD and GEORGE E. MARCUS (Orgs.) Writing Culture. The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley, Los Angeles, London. University of California Press, 1986.

DESVALLÉES, A. A Museologia e os museus: mudanças de conceito. Rio de Janeiro: SPAHN - Pró-Memória, Cadernos Museológicos nº 1, 1989.

FENTRESS, J., WICKAM, C. Memória Social: novas perspectivas sobre o passado. Lisboa: Teorema, 1992.

HALBWACKS, M. A Memória coletiva. São Paulo: Vértica, 1990.

HUYSSEN, Andrea. Memórias do Modernismo. Rio de Janeiro, UFRJ, 1997

JUNDY, P. Memória do Social. Ed. Ensaio e Teoria. Lisboa: 1990.

RANGEL, P. M. A Formação do Acervo do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Memória Social e Documento. Rio de Janeiro: Uni-Rio, 2000.

RODRIGUES, D.A. Tocar, perceber, Conhecer: Memória e Identidade coletiva no Museu do Instituto Benjamin Constant. Dissertação de mestrado Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio) 2005.

SHREINER, K. Um resumo para a Museologia e seus aspectos muldidisciplinares. Muwop, 1980.

Publicado
2017-03-22
Sección
Artículos