Avaliação de periódico científico na área de educação especial: aspectos formais da revista Benjamin Constant
Resumen
A avaliação de um periódico é de fundamental importância para medirmos a qualidade das pesquisas, assim como sua confiabilidade e seriedade. Este artigo avalia a publicação da revista Benjamin Constant, quanto a seus aspectos formais. O objetivo aqui é identificar aqueles a serem melhorados e os já adequados às formalidades do universo das publicações científicas, através da aplicação de uma metodologia para análise de periódicos, que possibilita a identificação de tais aspectos. Conclui-se que o periódico analisado já atingiu alguns quesitos, mas ainda precisa adequar-se a outros devidamente descritos no trabalho.
Citas
BENJAMIN CONSTANT. Rio de Janeiro: IBCENTRO, ano 11, n.31, ago. 2005. 32p.
BOMFÁ, C. R. Z. Revistas científicas de engenharia de produção: critérios e procedimentos para concepção em mídia digital. 2003. 148p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. Disponível em: . Acesso em: 5 nov. 2005.
MANZINI, E. J. Análise de artigos da Revista Brasileira e Educação Especial (1992-2002). Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.9, n.1, p.13-24, jan./jun. 2003.
SILVA, M. R. da. Análise bibliométrica da produção científica docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar: 1998-2003. 2004. 168f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.