Avaliação de periódico científico na área de educação especial: aspectos formais da revista Benjamin Constant

  • Maria Criatina Piumbato Innocentini Hayashi Universidade Federal de São Carlos
  • Carlos Roberto Massao Hayashi Universidade Federal de São Carlos
  • Maycke young de Lima Universidade Federal de São Carlos
  • Márcia Regina da Silva Centro Universitário Barão de Mauá
  • Érica Aparecida Garrutti Universidade Federal de São Carlos

Abstract

 A avaliação de um periódico é de fundamental importância para medirmos a qualidade das pesquisas, assim como sua confiabilidade e seriedade. Este artigo avalia a publicação da revista Benjamin Constant, quanto a seus aspectos formais. O objetivo aqui é identificar aqueles a serem melhorados e os já adequados às formalidades do universo das publicações científicas, através da aplicação de uma metodologia para análise de periódicos, que possibilita a identificação de tais aspectos. Conclui-se que o periódico analisado já atingiu alguns quesitos, mas ainda precisa adequar-se a outros devidamente descritos no trabalho. 

Author Biographies

Maria Criatina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, docente do Departamento de Ciência da Informação e Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Realiza pesquisas sobre produção científica.

Carlos Roberto Massao Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Carlos Roberto Massao Hayashi, docente do Departamento de Ciência da Informação e Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória da Universidade Federal de São Carlos. Realiza pesquisas sobre produção científica.

 

Maycke young de Lima, Universidade Federal de São Carlos

 Maycke Young de Lima, graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos, bolsista de iniciação científica do PIBIC/UFSCar/CNPq no projeto "Catálogo Coletivo Nacional e Educação Especial". 

Márcia Regina da Silva, Centro Universitário Barão de Mauá

Márcia Regina da Silva, bibliotecária chefe do Centro Universitário Barão de Mauá, mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

 

Érica Aparecida Garrutti, Universidade Federal de São Carlos

Érica Aparecida Garrutti, graduada em Pedagogia na Universidade Estadual Paulista/Marília e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos. 

References

BENJAMIN CONSTANT. Rio de Janeiro: IBCENTRO, ano 11, n.31, ago. 2005. 32p.

BOMFÁ, C. R. Z. Revistas científicas de engenharia de produção: critérios e procedimentos para concepção em mídia digital. 2003. 148p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. Disponível em: . Acesso em: 5 nov. 2005.

MANZINI, E. J. Análise de artigos da Revista Brasileira e Educação Especial (1992-2002). Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.9, n.1, p.13-24, jan./jun. 2003.

SILVA, M. R. da. Análise bibliométrica da produção científica docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar: 1998-2003. 2004. 168f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

Published
2017-03-21
Section
Articles