A formação profissional da pessoa com deficiência: barreira e possibilidades

  • Bianca Fátima Cordeiro dos Santos Fogli Universidade Cândido Mendes
  • Lucindo Ferreira da Silva Filho Instituto Superior de Administração Pública da Fundação Escola do Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

 Este artigo discute a questão da formação profissional da pessoa com deficiência, enfocando este processo como exercício de direito real no sentido da expansão da cidadania e da emancipação. Para tal, desenvolve breve relato histórico da evolução desta prática no Brasil da década de 1930 até os dias atuais, destacando barreiras e possibilidades neste processo.

Biografía del autor/a

Bianca Fátima Cordeiro dos Santos Fogli, Universidade Cândido Mendes

Bianca Fátima Cordeiro dos Santos Fogli é doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação (UERJ), Diretora de Formação Inicial e Continuada da Faculdade de Ensino Técnico do Rio de Janeiro (FAETEC-RJ), MBA em Educação Profissional pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Supervisora Pedagógica da Rede Municipal de Duque de Caxias, professora da Universidade Candido Mendes (UCM) e pesquisadora associada ao Laboratório de Pesquisa e Estudos e Apoio à Participação e à Adversidade em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LaPEADE/UFRJ). 

Lucindo Ferreira da Silva Filho, Instituto Superior de Administração Pública da Fundação Escola do Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro

Lucindo Ferreira da Silva Filho é mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Diretor do Instituto Superior de Administração Pública da Fundação Escola do Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro (FESP), Orientador Pedagógico da Rede Municipal de Duque de Caxias, e pesquisador associado ao LaPEADE/UFRJ.

 

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Publicado
2017-03-17
Sección
Artículos