A formação profissional da pessoa com deficiência: barreira e possibilidades
Abstract
Este artigo discute a questão da formação profissional da pessoa com deficiência, enfocando este processo como exercício de direito real no sentido da expansão da cidadania e da emancipação. Para tal, desenvolve breve relato histórico da evolução desta prática no Brasil da década de 1930 até os dias atuais, destacando barreiras e possibilidades neste processo.
References
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação. São Paulo : Moderna, 1989.
BOBBIO, N. A Era dos Direitos. São Paulo : Campus, 1992.
CIAVATTA, Maria F. O trabalho como princípio educativo na sociedade contemporânea. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/emt/tetxt5.htm.
CUNHA, Luiz Antonio. O ensino industrial – manufatureiro no Brasil. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.14, p. 89–107, 2000.
CURY, C.R.J. Direito à Educação: direito à igualdade direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.116, jul. 2002.
DALLARI, Dalmo de Abreu. O que são direitos da pessoa. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e trabalho: bases para debater a Educação Profissional emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v.19, n.1, p.71 – 87, jan-jun. 2001.
GOYOS, Antônio Celso N. A profissionalização de deficientes mentais: estudo de verbalização de professores acerca desta questão. São Carlos: UFSCar, 1995.
LIBÂNEO, J.C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
MACIEL, H. F. Problemática da integração da pessoa deficiente mental educável no mercado de trabalho na área de artes gráficas no município do Rio de Janeiro. Dissertação ( Mestrado em Psicologia)- Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1987.
MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
MAZZOTTA, Marcos José S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
MENDES, Enicéia G. et al. Estado da arte das pesquisas sobre profissionalização do portador de deficiência. Temas em Psicologia, São Paulo, v.12 n.2, 2002.
MONTEIRO, José Alexandre. Implantação e gestão de oficinas para o trabalho de pessoa com deficiência em Curitiba. Dissertação ( Mestrado em Educação)- Universidade Tuiuti do Paraná, 2002.
NICOLAIEWSKY, C. de A. Segmentação Lexical na Produção Textual Infantil em Braille. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
OMOTE, Sadão. Deficiência e não deficiência: recortes do mesmo tecido. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, n. 2 p. 127 – 133, 1994.
PACHECO, C.M.L. Como os serviços de profissionalização para pessoas com deficiência mental atuam na aquisição das condutas adaptativas tendo em vista o princípio de integração da educação especial. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1997.
PRING, L. Touch and go: learning to read Braille. Reading Research Quarterly. n.29, p.67-74, 1994.
ROAZZI, A.; CARVALHO, M.R. O desenvolvimento de habilidades de segmentação lexical e a aquisição da leitura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, n.184, p.477-548, 1995.
SASSAKI, Romeu Kasumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED 29., 2006, Caxambu. Acessível em: < www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf> Acesso em: 30 mar. 2009.
SILVA FILHO, Lucindo Ferreira. Inclusão na educação profissional: barreiras e possibilidades para a promoção da igualdade e construção da cidadania. Dissertação (Mestrado em Educação)- UNESA, Rio de Janeiro, 2007.
STONE, J. Has Braille had its day? British Journal of Visual Impairment, n.13 (2), p.80-81, 1995.
TOLCHINSKY, L. Writing and written numbers as source of knowledge. In: E. Teubal, J. E Dockrell, ; L. Tolchinsky (Eds.) Notational knowledge: Historical and developmental perspectives. Rotterdam: Sense Publishers, 2006.
TOLCHINSKY, L. ; CINTAS, C. The development of graphic words in written Spanish: what can be learnt from counterexamples? In: L. TOLCHINSKY (ed.). Developmental aspects in learning to write. The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, p.77-95, 2001.
VALLE, Maria Helena Feres. Vivências de pessoas com deficiência mental inseridas no mercado de trabalho. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2004.