A proposta curricular e suas implicações na inclusão dos educandos com deficiência visual
Resumen
O presente artigo refere-se à pesquisa de mestrado que objetivava investigar como as necessidades educacionais especiais dos educandos com deficiência visual eram abordadas no currículo e trabalhadas em uma sala de aula comum da rede pública de ensino, cuja proposta pedagógica fosse anunciada como inclusiva. Sabendo da importância do currículo no processo educacional e para a inclusão educacional, a pesquisa se desenvolveu em torno das implicações do currículo prescrito e da prática curricular no processo educacional dos alunos com deficiência visualCitas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial – Seesp. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais: orientações gerais e marcos legais. 2. ed. Brasília: MEC/Seesp, 2006.
BUENO, S. T. Motricidade e deficiência visual. In: MARTÍN, M. B.; BUENO, S. T. Deficiência visual: aspectos psicoevolutivos e educacionais. São Paulo: Santos, 2003. p. 145-160.
CONNELL, R. W. Pobreza e educação. In: GENTILI, P. (Org.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 11-42.
COSTA, M. V. O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
FORQUIN, J. C. As abordagens sociológicas do currículo: orientações teóricas e perspectivas de pesquisa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 187-198, jan.- jun. 1996.
GARCIA, R. L.; MOREIRA, A. F. (Org.). Currículo na contemporalidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2003.
GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2005.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Org.). Currículo, debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
MOREIRA, A. F. B. Currículo, diferença cultural e diálogo. Educação e Sociedade, ano XXIII, n. 79, p. 15-38, ago. 2002.
_____. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 2006.
NICOLAIEWSKY, C. A.; CORREA, J. O aprendizado da escrita em braille: estabelecendo limites entre as palavras. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 41, p. 11-20, 2008.
PACHECO, J.; EGGERTSDÓTTIR, R.; MARINÓSSON, G. L. Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
SACRISTÁN, J. G. A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas. In: Atenção à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002.
_____. Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto alegre: Artmed, 2000.
SAVIANI, N. Currículo: um grande desafio para o professor. Revista de Educação, São Paulo, n. 16, p. 35-38, 2003.
SILVA, T. T. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
_____. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.