A abordagem CTSA como possibilidade de ensino de ciências naturais e desenvolvimentos de habilidades autonomia da pessoa com surdocegueir a

  • Sonia Maria Vieira da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Celson Sánchez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Tiago Batista Universidade Federal do Estado do Rio - UNIRIO

Resumen

As encontradas por professores em formação inicial na busca de novas formas de conhecer e a abordagem CTSA são os aspectos pelos quais abordamos a questão do processo de ensino-aprendizagem e a atuação do pedagogo ou pedagoga em escolas regulares ou especializadas que atendem pessoas surdocegas. Por sua complexidade, a surdocegueira exige a investigação constante de processos educacionais que propiciem o desenvolvimento de habilidades e a autonomia do surdocego. O que concluímos, por meio de pesquisa bibliográfica, é que a perspectiva CTSA vem ao encontro da busca do desenvolvimento de habilidades e da autonomia da pessoa com surdocegueira, porque com essa abordagem os surdocegos podem vivenciar descobertas de conceitos científicos que promovam sua formação como indivíduos plenos de direitos, com habilidade para tomar decisões, possibilitando-lhes perceber sua inserção em um mundo técnico-científico

Biografía del autor/a

Sonia Maria Vieira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

 Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). 

 

Celson Sánchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). 
Tiago Batista, Universidade Federal do Estado do Rio - UNIRIO

 Professor da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio

Citas

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Publicado
2017-03-08
Sección
Artículos