A abordagem CTSA como possibilidade de ensino de ciências naturais e desenvolvimentos de habilidades autonomia da pessoa com surdocegueir a
Abstract
As encontradas por professores em formação inicial na busca de novas formas de conhecer e a abordagem CTSA são os aspectos pelos quais abordamos a questão do processo de ensino-aprendizagem e a atuação do pedagogo ou pedagoga em escolas regulares ou especializadas que atendem pessoas surdocegas. Por sua complexidade, a surdocegueira exige a investigação constante de processos educacionais que propiciem o desenvolvimento de habilidades e a autonomia do surdocego. O que concluímos, por meio de pesquisa bibliográfica, é que a perspectiva CTSA vem ao encontro da busca do desenvolvimento de habilidades e da autonomia da pessoa com surdocegueira, porque com essa abordagem os surdocegos podem vivenciar descobertas de conceitos científicos que promovam sua formação como indivíduos plenos de direitos, com habilidade para tomar decisões, possibilitando-lhes perceber sua inserção em um mundo técnico-científicoReferences
AMIGOS METROVIÁRIOS DOS EXCEPCIONAIS (AME). Disponível em: <http://www.ame-sp.org.br/>. Acesso em: 16 maio 2012.
ARÁOZ, Susana Maria Mana de; COSTA, Maria da Piedade Resende da. Aspectos biopsicossociais na surdocegueira. Rev. Bras. Educ. Espec., Marília, v. 14, n. 1, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382008000100003>. Acesso em: 26 maio 2012.
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PARA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA (AHIMSA). Disponível em: <http://www.ahimsa.org.br/escola.html>. Acesso em: 16 maio 2012.
FONSECA, Lana. Ensino de ciências e saber popular. In: VALLA, Victor. Saúde e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 87-104.
GARCIA, Alex. As origens da educação de surdocegos/princípios orientadores na educação de surdocegos. 2006. Disponível em: <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=667>. Acesso em: 16 maio 2012.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC). Atividades da vida diária. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/index.php?itemid=98#more>.
MONTEIRO, Margarida Aguiar. Surdocegueira. 2005. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/index.php?itemid=98#more>. Acesso em: 16 maio 2012.
NASCIMENTO, Valquíria Rodrigues do et al. Contextualizando o conhecimento químico através do tema chuva ácida: uma abordagem CTSA. Disponível em: <http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R1095-1.pdf>. Acesso em: 26 maio 2012.
SÁNCHEZ, Celso; RIBEIRO, Tiago. Ciência como histórias do mundo: dilemas e dicotomias nas aulas de ciências para pedagogia. Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 1, p. 83-93, abr. 2012.
SANTOS, Edilson Duarte dos. A experimentação no ensino de ciências de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental: tendências da pesquisa acadêmica entre 1972 e 1995. Dissertação (Mestrado) — Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, São Paulo, 2001.
SOUZA, Márcia Maurílio. Surdocegueira e deficiência múltipla sensorial: análise do Programa de Atendimento Domiciliar & Famílias Apoiadas. Dissertação (Mestrado) — Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2010.