Informação e inclusão acadêmica: um estudo sobre as necessidades socioinformacionais dos universitários cegos e com baixa visão do campus I da UFPB

  • Aparecida Maria da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal)

Resumen

Este trabalho visa a identificar as necessidades informacionais e as barreiras mais pertinentes encontradas pelos universitários cegos e com baixa visão do campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na busca e no uso da informação. A metodologia utilizada foi a análise de Bardin por meio do processo de categorização embasada no modelo sense-making, de Brenda Dervin, da construção de sentido. Os resultados obtidos revelaram que há barreiras informacionais, atitudinais e técnicas, tanto para o universitário cego e os com baixa visão quanto para os docentes, e da própria UFPB, em não viabilizar o uso das tecnologias assistivas como fator de inclusão sociodigital em todo o seu contexto educacional. Conclui-se que falta (in)formação pedagógica dos docentes para sua práxis educativa e social, sugerindo-se novas pesquisas voltadas para essa problemática refletidas no aspecto sociocultural da formação do educador e no posicionamento silencioso das universidades diante das pessoas com deficiência.

 

Biografía del autor/a

Aparecida Maria da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal)

Bibliotecária documentalista desde 2005 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), campus Satuba (AL). Graduada (2002) em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com Especialização em Docência Nível Superior pelo Centro de Estudos Superior de Maceió (Cesmac) e Especialização em Biblioteconomia pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ ), é mestra em Ciência da Informação (2012) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é professora do Pronatec na disciplina de técnica de organização de arquivos.

 

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Publicado
2017-03-06