Tecnologia assistiva e educação híbrida: possibilidades de inclusão
Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar um cenário de uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Tecnologias de Autoria e Construção (TAC) e Tecnologia Assistiva (TA) voltado à efetiva inclusão e ao desenvolvimento global de estudantes público-alvo da Educação Especial (EPAEE) (pessoas com
deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação), além da formação
de professores em contextos híbridos. Considerando que os processos de Inclusão Digital, Social e Escolar
dos EPAEE têm sido abordados por diferentes setores da sociedade e profissionais de educação, tendo
como pressuposto a busca por estratégias inovadoras de ensino, o currículo escolar deve ser reorganizado,
construindo-se uma nova filosofia educativa que busque atender às exigências definidas pela política
educacional vigente. Além disso, as TDIC são recursos potencializadores e meios para o desenvolvimento
de habilidades humanas, especialmente quando se trata de estudantes com deficiência. Por meio do cenário
vivenciado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, especialmente na
formação de professores em contextos híbridos, evidenciou-se que é necessário realizar mudanças na
formação inicial do professor, principalmente no que se refere ao fazer pedagógico e ao trabalho com
metodologias ativas de aprendizagem, de modo a estabelecer um processo reflexivo que provoque
transformações efetivas também no acolhimento e na valorização das diferenças.
Citas
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