Tecnologia assistiva como agenda de inclusão de pessoas com deficiência visual

  • Andréa Poletto Sonza Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Bruna Poletto Salton Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Everaldo Carniel Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves

Resumen

Este artigo aborda a Tecnologia Assistiva desde a sua conceituação até exemplos de produtos, equipamentos,
recursos, metodologias, práticas e serviços voltados à independência e à autonomia de pessoas com
deficiência visual. O objetivo é contribuir para a inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão no meio
acadêmico, laboral ou na vida diária. Busca também contribuir para a quebra de tabus, estigmas e
preconceitos ao demonstrar que, com o recurso adequado, esses sujeitos são tão capazes quanto as pessoas
sem algum tipo de deficiência.

Biografía del autor/a

Andréa Poletto Sonza, Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
Doutora em Informática na Educação. Profesora e assessora de Ações Inclusivas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
Bruna Poletto Salton, Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
Especialista em Informática na Educação. Técnica e, Assuntos Educacionais do IFRS - PROEX e Pesquisadora do Projeto de Acessibilidade Virtual.
Everaldo Carniel, Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves
Especialista em Direito Processual Civil. Assistente em Administração do IFRS - Campus Bento Gonçalves e Pesquisador do Projeto de Acessibilidade Virtual

Citas

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Publicado
2017-03-06