Adaptação de tirinhas e gibis para o Sistema Braille e produções textuais de alunos do ensino fundamental: práticas desenvolvidas na revista Pontinhos, do Instituto Benjamin Constant

  • Raffaella de Menezes Lupetina Instituto Benjamin Constant
  • Daniele de Souza Pereira Instituto Benjamin Constant
  • João Batista Alvarenga Instituto Benjamin Constant

Resumen

Este relato de experiência tem como objetivo divulgar e demonstrar o trabalho de adaptação de tirinhas e/
ou gibis para o Sistema Braille desenvolvido para a revista Pontinhos, do Instituto Benjamin Constant (IBC).
O hipergênero Quadrinhos, que tem como característica principal o uso de imagens, pode e deve ser
adaptado para pessoas com deficiência visual, possibilitando o acesso a esse gênero textual. Além das
adaptações das tirinhas, explicitamos também as produções textuais desenvolvidas pelos alunos do ensino
fundamental do IBC. Observa-se predominância de produção textual de alunos cegos quando estão no
primeiro segmento do ensino fundamental, em contrapartida a uma maioria na produção de textos por
alunos com baixa visão no segundo segmento do ensino fundamental.

Biografía del autor/a

Raffaella de Menezes Lupetina, Instituto Benjamin Constant

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológi co do Instituto Benjamin Constant (IBC). 

Daniele de Souza Pereira, Instituto Benjamin Constant
Bacharel e Licenciada em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Assistente em Administração do Instituto Benjamin Constant (IBC) e membro da Comissão Editorial das Revistas em Braille
João Batista Alvarenga, Instituto Benjamin Constant

Revisor de texto Braille do Instituto Benjamin Constant (IBC) e membro do Conselho Editorial das Revistas em Braille.

 

Citas

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Publicado
2017-02-23
Sección
Relatos de Experiencia