Experiências formativas na construção de recursos acessíveis para alfabetização em braille de crianças cegas congênitas

  • Maria do Carmo Lobato da Silva Docente da Universidade Federal do Amapá – Campus Santana, Brasil.
  • Marcinete Ferreira Moreira Professora do Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual.
  • Roseli de Mira Cordeiro Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual
  • Uedio Robds Leite da Silva Docente da Universidade Federal do Amapá – Campus Binacional Oiapoque, Brasil

Resumen

O presente relato de experiência, intitulado “Experiências formativas na construção de recursos acessíveis para alfabetização em braille de crianças cegas congênitas”, tem como objetivo central demonstrar a relação entre a produção de material didático acessível e a aprendizagem de pessoas com cegueira. Também discorre sobre a elaboração do caderno de conceitos para desenvolver habilidades de leitura e escrita em braille, e demonstra que a formação continuada de professores é indispensável para trabalhar o instrumento produzido na alfabetização e escrita da pessoa com cegueira, além de oferecer ferramentas que possibilitarão o desenvolvimento de um ensino pautado na diferenciação, que atenderá as especificidades de todos os estudantes. Para atingirmos os objetivos, realizamos a elaboração do instrumento pedagógico concomitante às aulas e aos cursos oferecidos aos professores da rede pública de ensino, acadêmicos e comunidade em geral. Assim, foi possível ir aprimorando o caderno e o adequando às necessidades educacionais do público atendido. Dentre os resultados, desenvolveu-se uma série de atividades na elaboração do recurso didático com a utilização de material de uso cotidiano, como com o aproveitamento de recipientes, embalagens, além de material esportivo e recreação, como as bolas de ping-pong. Ao final, o caderno de conceitos pronto passou a fazer parte do plano de cursos do Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP) como ferramenta dos cursos da instituição por concebê-lo como um recurso pedagógico relevante ao processo de aquisição de conceitos essenciais para leitura e escrita em braille. Durante o processo de formação continuada, a elaboração de materiais didáticos acessíveis contribuiu nas práticas pedagógicas inclusivas no ensino regular possibilitando que os estudantes com cegueira tenham acessibilidade ao currículo.

Biografía del autor/a

Maria do Carmo Lobato da Silva, Docente da Universidade Federal do Amapá – Campus Santana, Brasil.

Doutora em Educação Especial (UFSCAR)

Marcinete Ferreira Moreira, Professora do Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva – PROFEI (Unifap)

Uedio Robds Leite da Silva, Docente da Universidade Federal do Amapá – Campus Binacional Oiapoque, Brasil

Mestre em Desenvolvimento Regional (Unifap)

Citas

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Publicado
2024-12-03
Sección
A produção científica voltada à acessibilidade da pessoa com deficiência visual