(Re)CRIE práticas inclusivas para pessoas com deficiência visual em atividades físicas e desportivas
Resumen
Apesar da educação inclusiva ser uma questão de direitos humanos e não um privilégio, as pessoas com deficiência visual (DV) experienciam frequentemente situações de isolamento e de exclusão, em particular nas atividades físicas e desportivas. No entanto, os seus sentimentos em relação à aula de Educação Física (EF) dependem das ações, das crenças e dos esforços dos seus professores. Em particular, as ações dos professores, ao tratar os alunos com DV de maneira diferente dos seus colegas, colocando-os de lado ou excluindo-os das atividades, perpetuam interações negativas entre os colegas deixando o grupo com deficiência visual com sentimentos debilitantes. Esses sentimentos são semelhantes no contexto desportivo, pela experiência negativa com a EF gerar igualmente apreensões sobre a prática desportiva e recreativa na vida adulta. Nesse sentido, é importante que os profissionais de Desporto e EF se sintam preparados para incluir participantes com DV em atividades físicas e desportivas. Assim, tendo como finalidade contribuir para a melhoria da formação profissional, e no sentido de desenvolver sessões mais equitativas e inclusivas, pretendemos apresentar recursos pedagógicos passíveis de serem utilizados na intervenção junto a participantes com DV nas atividades físicas e desportivas, nomeadamente o Modelo de inclusão “CRIE” de Campos (2019) para participantes com DV, assim como estratégias instrucionais (Lieberman, Haibach, 2016), diretrizes para ensinar crianças com DV (Lieberman, Cowart, 2011) e o espetro de inclusão em atividades físicas e desportivas (Black, Stevenson, 2012). A capacitação dos profissionais de Desporto e EF é essencial para promover o reconhecimento, a valorização das diferenças e a participação efetiva de todos. Nesse sentido, torna-se fundamental que o profissional (RE)CRIE as suas práticas por meio da implementação de recursos facilitadores na inclusão de participantes com DV.
Citas
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