Baixa visão e Educação Física Escolar: a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas
Abstract
O presente relato é fruto de planejamentos sistematizados durante três anos nas aulas de Educação Física Escolar (EFE), em uma escola pública na região metropolitana de São Paulo, no atendimento a turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. As experiências descritas ocorreram no período escolarizado do 3º ano ao 5º ano e a escola contava com uma estudante com prótese ocular e com baixa visão. As atividades foram planejadas considerando esse contexto, traçando estratégias com a equipe gestora e docente para sua efetiva participação. Para esse objetivo, a estudante e os(as) demais colegas da turma foram convidados(as) a compor os planejamentos das aulas, os quais ocorreram por meio de diferentes práticas corporais, incluindo diversificação e confecção de materiais. Nesses três anos, foi possível observar a ampliação do entendimento dos(as) estudantes acerca da diferença, da inclusão e da participação nas aulas como direito de todos(as) eles(as). A estudante com baixa visão, por sua vez, que no 3º ano evitava se aproximar dos(as) colegas nas práticas corporais, apresentou uma construção de vínculo, confiança e pertencimento, o que potencializou sua participação nas aulas de EFE e reverberou em outras atividades escolares. Dentre as diversas atividades realizadas, destacamos a sua participação nos festivais internos da escola, nas temáticas de lutas e futebol. Além disso, pontuamos a participação da família da estudante nas atividades escolares, que outrora apresentava certo distanciamento. Muitos avanços foram observados nesse período, principalmente no vínculo entre os(as) estudantes, no respeito às diferenças, nas adaptações das atividades e nas parcerias estabelecidas nos planejamentos com os(as) demais profissionais. Essa experiência reforçou a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e colaborativas no ambiente escolar, pois mobilizou diferentes agentes e possibilitou evidenciar que as transformações ocorrem sob um planejamento construído por diferentes mãos.
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