Implantação de serviços de reabilitação da pessoa com deficiência visual na 7ª região de saúde do Rio Grande do Norte

  • Luzia Guacira Santos Silva Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont

Abstract

A reabilitação como um processo que passa pela busca de independência nas atividades da vida diária requer uma prática multiprofissional sob o olhar interdisciplinar para atender a uma demanda crescente de complexidade cultural, tecnológica e científica. Este artigo tem como objetivo apresentar o processo e as ações desenvolvidas no Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD) – Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC), atuante nas áreas de saúde materno-infantil, saúde da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia –, localizada em Macaíba/RN, quando da implantação de serviços de reabilitação para pessoas com deficiência visual – cegueira e baixa visão, no período de 2022 a 2023. Sob os preceitos da pesquisa de natureza quali-quanti, do tipo exploratória, utilizou-se da escuta ativa qualificada de profissionais oriundos da Saúde e da Educação e, da análise dos dados, com base na Análise de Conteúdo. Entre os resultados alcançados constatou-se: a implementação da Linha de Atenção e Cuidado ReVer; a oferta de serviços em reabilitação visual, palestras, cursos e oficinas para os profissionais da Saúde e da Educação; o ingresso de adultos com cegueira adquirida decorrente de retinose pigmentar, glaucoma e retinopatia diabética, nos serviços de Orientação e Mobilidade, Tecnologia e Informática Acessível, Atividades de Vida Diária. Considera-se que os resultados alcançados no campo de pesquisa têm causado efeito positivo na população atendida, impactando na melhoria da qualidade de vida e nas práticas dos profissionais envolvidos, dentro e fora da instituição. Assim, paulatinamente, o vazio assistencial em reabilitação para pessoas com deficiência visual na 7ª Região de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte será preenchido.

Author Biography

Luzia Guacira Santos Silva, Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont

Doutora em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

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Published
2024-09-16