Redirecionamento visuotátil da atenção em pessoas com deficiência visual tardia

  • Felipe Herkenhoff Carijó Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Clara de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Virgínia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

O estudo da cognição em pessoas com deficiência visual tardia revela um problema no que concerne à mobilização da atenção após a perda da visão. Tal mobilização, deflagrada pela redução do sucesso de certos automatismos geralmente envolvidos na execução de nossas ações, requer um processo de aprendizagem e uma reinvenção da forma de conhecer o mundo. O objetivo deste artigo é investigar o problema do redirecionamento da atenção da visão para o tato, bem como sua participação no aproveitamento de conhecimentos previamente adquiridos e construídos no domínio visual. O artigo discute a relação do redirecionamento atencional com as mudanças compensatórias observadas em pessoas com deficiência visual tardia, mostrando a participação destes dois processos na reconstrução da cognição. Além de lançar mão de referências teóricas de John Dewey (1922), J.J. Gibson (1962), Francisco Varela (1992) e Yvette Hatwell (2003), entre outros, utilizamos extratos de entrevistas realizadas com deficientes visuais participantes da oficina de cerâmica do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro.

Author Biographies

Felipe Herkenhoff Carijó, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Filipe Herkenhoff Carijó é aluno do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal
do Rio de Janeiro – UFRJ

Maria Clara de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maria Clara de Almeida é aluna do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal
do Rio de Janeiro – UFRJ.

Virgínia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Virgínia Kastrup é Doutora em Psicologia e Professora do programa de Pós-Graduação em
Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

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Published
2017-03-17
Section
Articles