Locomoção e orientação espacial como fatores de inclusão de pessoas cegas na escola e no trabalho

  • Priscila Augusta Lima Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

Este artigo resulta de pesquisa sobre as estratégias de locomoção e orientação espacial de adultos cegos residentes em Belo Horizonte. A deficiência visual traz, às pessoas que com ela convivem, o desafio de se locomoverem e de conhecerem os espaços próximos e distantes. A investigação teve como objeto as estratégias de locomoção e orientação espacial construídas pelas pessoas cegas. Buscou conhecer as estratégias do grupo, apontando elementos relevantes em seus deslocamentos cotidianos e a importância destes elementos na construção de sua autonomia. Pautado por uma abordagem qualitativa de estudo de caso e por meio de entrevistas semi-estruturadas, o estudo mostrou que os sujeitos produzem estratégias, nem rígidas nem homogêneas, que estão associadas ao contexto social e às suas necessidades cotidianas. O estudo evidenciou a existência de diversas estratégias produzidas na realização dos percursos cotidianos relacionados à locomoção para o trabalho e a escola. Mostrou a importância das percepções auditiva e tátil para a locomoção e orientação dos sujeitos. Destacou a importância do uso da bengala nesses percursos. Discutiu ainda a relação entre a locomoção e a orientação espacial e o tipo de deficiência: congênita ou adquirida.

Author Biography

Priscila Augusta Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Priscila Augusta Lima é professora adjunta de Psicologia da Educação e de Fundamentos da Educação Inclusiva e Educação Especial da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Psicóloga, mestre em Educação pela UFMG e doutora em Educação pela Univerdidade de São Paulo (USP). É coordenadora do Grupo de Estudos de Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE), da Faculdade de Educação da UFMG e autora do livro Educação Inclusiva e Igualdade Social publicado pela Avercamp em 2006. 

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Published
2017-03-17
Section
Articles