Avaliação da acessibilidade nas escolas de Silva Jardim - RJ

  • Maria Ernesdista Alves Fidelis Universidade Federal Fluminense
  • Protásio Ferreira e Castro Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

Abstract

A inclusão social tem como papel fundamental contribuir com a igualdade de direitos das pessoas com alguma deficiência ou incapacidade. Ter as edificações, os meios de transporte, as calçadas e vias acessíveis a todos são direitos garantidos por lei. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que verificou as condições de acessibilidade nas escolas públicas da cidade de Silva Jardim, Rio de Janeiro. Para levantamento das condições de acessibilidade interna e no entorno da escola, foi elaborado questionário próprio. Com os resultados dos questionários foram propostas algumas ações para tornar a escola acessível. Os questionários podem ser utilizados para analisar a acessibilidade de outras escolas ou outro tipo de edificação.

Author Biographies

Maria Ernesdista Alves Fidelis, Universidade Federal Fluminense
É engenheira civil, mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense.
Protásio Ferreira e Castro, Universidade do Grande Rio (Unigranrio)
É engenheiro civil, Phd em Engenharia Civil pela University of London, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação (PROEP) pela Unigranrio.

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Published
2017-03-15
Section
Articles