Disseminação da informação para os deficientes visuais: princípios que fazem a diferença

  • Ana Paula Souza Almeida Instituto Benjamin Constant
  • Geysa Maria Carvalho da Silva Instituto Benjamin Constant
  • Sara de Paula Sacramento Doria Instituto Benjamin Constant

Abstract

Este trabalho apresenta as formas de atendimento às necessidades informacionais dos usuários das bibliotecas do Instituto Benjamin Constant. Com o avanço tecnológico e a automação dos acervos, as bibliotecas já não são meros repositórios de livros e documentos. As necessidades informacionais dos usuários são melhor mapeadas e as ações de Disseminação Seletiva da Informação ganham em qualidade. É, pois, pensando nos deficientes visuais e pesquisadores que frequentam nossas bibliotecas que sugerimos essa forma de construção da relação entre o bibliotecário e esse público.

 

 

Author Biographies

Ana Paula Souza Almeida, Instituto Benjamin Constant

Ana Paula Souza Almeida é bibliotecária e documentalista pela Universidade Federal Fluminense, atuando na Divisão de Documentação, Pesquisa e Informação (DDI) do Instituto Benjamin Constant.  

Geysa Maria Carvalho da Silva, Instituto Benjamin Constant

Geysa Maria Carvalho da Silva é bibliotecária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na Biblioteca Louis Braille da Divisão de Atividades Culturais e Lazer (DAL) do Instituto Benjamin Constant. 

Sara de Paula Sacramento Doria, Instituto Benjamin Constant

Sara de Paula Sacramento Doria é bibliotecária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na Biblioteca Infantil da Divisão de Atividades Culturais e Lazer (DAL) do Instituto Benjamin Constant. 

References

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Information literacy competency standards for higher education. Association of College & Research Libraries. 2000. Disponível em: <http://www.ala.org/ala/acrl/acrlstandards/informationliteracycompetency.cfm>. Acesso em: 20 out. 2010.

BARQUEIRO, Rosângela Ribeiro Mucci; BARQUEIRO, Antonio Carlos. A inclusão das pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho. In: SAMPAIO, Marcos Wilson et al. Baixa visão e cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2010. p. 481-494.

BIANCHETTI, Lucídio; FREIRE, Ida Maria (Orgs.). Um olhar sobre a diferença: integração, trabalho e cidadania. In: TOMASINI, Maria Elisabete Archer. Expatriação social e a segregação institucional da diferença: reflexões. Campinas: Papirus, 1998. cap. 3, p. 111-134.

DA SILVA. O primeiro avaliador de acessibilidade em português para websites. [S.l.]: Acessibilidade Brasil, 2006. Disponível em: <http://www.dasilva.org.br/>. Acesso em: 3 nov. 2011.

DUDZIAK, E. A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2001.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES E INSTITUIÇÕES BIBLIOTECÁRIAS. O que é IFLA. Rio de Janeiro: IFLA, 2010?. Disponível em: <http://iflalacro.tripod.com/hp/oqeaifla1.html#parte1>. Acesso em: 30 nov. 2010.

GOMES, Hagar Espanha; MOTTA, Dilza Fonseca da; CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Revisitando Ranganathan: a classificação na rede. Rio de Janeiro: [s.n.], 2006. Disponível em: <http://www.conexaorio.com/biti/revisitando/revisitando.htm>. Acesso em: 24 nov. 2010.

LIMA, Priscila Augusta. Educação inclusiva e igualdade social. São Paulo: Avercamp, 2006.

MANIFESTO IFLA/UNESCO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR. A biblioteca escolar no ensino e aprendizagem para todos. São Paulo: IFLA/Unesco, 2000. Disponível em: <http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2010.

MACEDO, Neusa Dias de. Leitura e sintonia entre bibliotecário e professor, eis as questões!. In: SANTOS, Jussara Pereira (Org.). A leitura como prática pedagógica: na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007. p. 47-64.

NBR 6023:2002. Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002.

_____. 6024:2002. Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002.

_____. 6028:2003. Informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2003.

_____. 10520:2002. Informação e documentação: citações em documentos, apresentação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002.

PASSOS, Jeane dos Reis; FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto. O deficiente visual e o acesso à memória coletiva do conhecimento dos primórdios a era digital: estudo de acessibilidades em fontes informacionais acadêmicas brasileiras. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010?. Disponível em: <http://wwwcentrorefeducacional.com.br/progdefi.htm>. Acesso em: 3 nov. 2010.

PEREIRA, Marília M. Guedes. Biblioterapia: proposta de um programa de leitura para portadores de deficiência visual em bibliotecas públicas. João Pessoa: Universitária, 1996.

RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. Introdução. In: SANTOS, Jussara Pereira (Org.). A leitura como prática pedagógica: na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007. p. 13-17.

SANCHES NETO, Miguel. Desordenar uma biblioteca: comércio & indústria da leitura na escola. Revista Literária Blau, Porto Alegre, v. 4, n. 20, p. 20-24, mar. 1998.

SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Fontes de informação e as necessidades informacionais. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. Disponível em: <http://www.ced.ufsc.br/%7Eursula/3211/mapa_fontes.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2010.

Published
2017-03-14
Section
Articles