Material digital acessível para deficientes visuais: ampliando o acesso à informação

  • Marina Dal Ponte Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves
  • Tamara Salvatori Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves
  • Andréa Poletto Sonza Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul

Abstract

Este artigo traz uma proposta de material acessível com ênfase na descrição de imagens. Com base na experiência adquirida durante a confecção de livros didáticos para o formato MecDaisy (Digital Accessible Information System), é apresentada uma metodologia para descrição de imagens. Para compor esse cenário, serão abordados, além da referida proposta de metodologia, a legislação que assegura os direitos da pessoa com deficiência, a importância da acessibilidade na informação para esse perfil de usuário: pessoas cegas e com baixa visão, o acesso à informação e o próprio MecDaisy. 

Author Biographies

Marina Dal Ponte, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves

Graduanda em Licenciatura em Física no Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia no Campus Bento Gonçalves (IFRS-BG); estagiária na Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC) em Bento Gonçalves, vinculada ao Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) e ao Projeto de Acessibilidade Virtual da Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais (Renapi) no IFRS-BG.

Tamara Salvatori, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves

 

Graduanda em Licenciatura em Física no Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia no Campus Bento Gonçalves (IFRS-BG); estagiária na Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC) em Bento Gonçalves, vinculada ao Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) e ao Projeto de Acessibilidade Virtual da Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais (Renapi) no IFRS-BG.

Andréa Poletto Sonza, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul

Assessora de Ações Inclusivas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul (1994), especialização em Psicopedagogia Institucional pela Unisul (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Informática na Educação pela mesma Universidade (2008). Atua como assessora de ações inclusivas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). É gestora estadual do Programa Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Tecnep) do Ministério da Educação (MEC). É gerente do Projeto de Acessibilidade Virtual da Rede Nacional de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais (Renapi) da Setec/MEC. Tem experiência em EAD e na área de Informática na Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Pessoas com Necessidades Especiais, Desenho Universal, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade à Web e Inclusão Sociodigital. 

References

ASSISTIVA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. O que é tecnologia assistiva?. [s.d.]. Disponível em: <http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html>. Acesso em: abr. 2012.

BENGALA legal. Acessibilidade web: tudo tem a sua primeira vez. Disponível em: <http://www.bengalalegal.com/capitulomaq>. Acesso em: abr. 2012.

BRASIL. Decreto no 5.296/2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em: jun. 2012.

______. Decreto no 7.611/2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm>. Acesso em: jun. 2012.

______. E-MAG 3.0. Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico. 2011. Disponível em: <http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-MAG>. Acesso em: jun. 2012.

______. Lei no 10.098/2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10098.htm>. Acesso em: abr. 2012.

______. Portaria no 03/2007. MPOG. Institucionaliza o e-MAG 3.0. Disponível em: <http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-MAG>. Acesso em: jun. 2012.

______. Secadi. MEC. Nota Técnica no 21/2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task= doc_download&gid=10538&Itemid=>. Acesso em: jun. 2012.

CARDOSO, Oldimar. Tudo é história. São Paulo, 2011.

FRANCISCO, Manuela; NEVES, Josélia. Ver com os ouvidos e ouvir com os olhos. In: MACHADO, Glaucio José Couri (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010.

NCE/UFRJ. MecDaisy. [s.d.]. Disponível em: <http://intervox.nce.ufrj.br/mecdaisy>. Acesso em: abr. 2012.

QUEIROZ, M. A. Acessibilidade web: tudo tem sua primeira vez. Disponível em <http://www.bengalalegal.com/capitulomaq.php>. Acesso em: jan. 2006.

SONZA, Andréa Poletto. Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre, 7 maio 2008. Disponível em: <http://www.bento.ifrs.edu.br/acessibilidade/tese>. Acesso em: jun. 2012.

Published
2017-03-10
Section
Articles