A experimentação do yoga em tempos de isolamento social: limites e possibilidades em relação à qualidade de vida de pessoas com deficiência visual

Palavras-chave: Yoga, Isolamento Social, Saúde, Deficiência Visual

Resumo

Este estudo objetiva compreender as contribuições da vivência do yoga para a saúde e qualidade de vida de adultos e idosos com deficiência visual durante o contexto de isolamento social pela covid-19. Especificamente busca-se problematizar, aqui, os diversos sentidos e significados atribuídos à experimentação do yoga, tomando por base a necessidade de adaptação/adequação a diversos recursos necessários a esse novo contexto de aprendizado, como: acessibilidade tecnológica, adequação dos espaços residenciais para realização das aulas, audiodescrição das atividades e disponibilidade pessoal para vivenciar o novo formato de aula. Utilizam-se os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, na busca pela promoção do contato direto e analítico com o campo de investigação. Participaram do estudo doze adultos e idosos com deficiência visual, procedentes da Grande Vitória no estado do Espirito Santo, vinculados ao projeto de extensão “Prática pedagógica de Educação Física Adaptada para pessoas com deficiência”, desenvolvido pelo Laboratório de Educação Física Adaptada, do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (Laefa/Cefd/Ufes). Como instrumentos de coleta/produção de dados, utiliza-se das análises e investigação dos diários de campo, as avaliações internas do projeto, as fotografias e as videogravações procedentes do ano de 2020 e 2021. As informações foram produzidas por meio de registro em diário de campo, avaliações internas do projeto, fotografias e videogravações das aulas procedentes de 2020 e 2021. Os resultados revelam que a experimentação do yoga contribuiu significativamente para a saúde e qualidade de vida dos participantes do projeto, com destaque para as dimensões física e psicoemocional, ao possibilitar a manifestação e a compreensão dos variados sentimentos causados pela pandemia, além de contribuir significativamente para a manutenção das interações sociais.

Biografias dos Autores

Julia Mofati Azevedo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Rayanne Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

José Francisco Chicon, Professor Dr. do Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de São Paulo (USP)

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Professora Dra. do Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

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Publicado
2025-02-06
Seção
Educação Física, Jogos e Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência Visual