Explorando o conceito de área e perímetro por meio da utilização de materiais e recursos acessíveis a estudantes com deficiência visual

  • Luana Sampaio Instituto Benjamin Constant - IBC, Colégio Pedro II - CPII
  • Fábio Bernardo Instituto Benjamin Constant - IBC
Palavras-chave: Materiais Concretos, Recursos Acessíveis, Área e Perímetro, Deficiência Visual

Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência que se deu no âmbito da disciplina de Estágio Docente, componente curricular obrigatório para obtenção do título de Mestre da primeira autora, supervisionada pelo segundo autor. O estágio tem por objetivo proporcionar ao mestrando o desenvolvimento da prática docente, voltada para o ensino de pessoas com deficiência visual, acompanhando, de forma estreita, a realidade de uma instituição especializada. As atividades foram discutidas, planejadas,  desenvolvidas e aplicadas em uma turma do Ensino Médio Profissionalizante, composta por estudantes cegos e com baixa visão, com a finalidade de explorar o conceito de área e perímetro. Destaca-se o trabalho cooperativo e articulado entre os autores, estabelecido ao longo de trinta horas de estágio, que culminou com uma prática docente, realizada em dois tempos de cinquenta minutos de aula. Foram propostos a resolução de problemas, disponibilizados em braille e em formato ampliado, discussões coletivas sobre os conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão, além da utilização de diferentes recursos táteis e materiais concretos. Os resultados apontam para uma experiência de participação ativa dos estudantes nas atividades e discussões propostas e a necessidade eminente de utilização de materiais acessíveis para a compreensão e consolidação dos conceitos estudados.

Biografias dos Autores

Luana Sampaio, Instituto Benjamin Constant - IBC, Colégio Pedro II - CPII

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual – PPGE-IBC

Fábio Bernardo, Instituto Benjamin Constant - IBC

Doutor em Ensino e História da Matemática e da Física pela Uiversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

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Publicado
2023-08-09