Reflexões Sobre um Material Manipulável Destinado ao Ensino de Média Aritmética para Estudantes Cegos

  • Stephany Maria Pereira da Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Palavras-chave: Material Manipulável. Média Aritmética. Estudantes cegos.

Resumo

A utilização de materiais manipuláveis para o ensino de Estatística se constitui em possibilidade de acesso a representações de dados por estudantes cegos por meio da exploração tátil. O objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades de um material manipulável elaborado para o ensino de média aritmética para estudantes cegos. No artigo apresenta-se uma descrição e análise do material elaborado e do processo metodológico proposto visando a sua validação, incluindo-se uma análise preliminar a partir de uma entrevista semiestruturada com uma brailista que atua como transcritora do sistema braille no ensino superior. A entrevistada ressaltou a importância da pesquisa para o trabalho com a Educação Matemática para estudantes cegos e ressaltou a relevância do material para o ensino de média aritmética. Ela refletiu sobre as texturas utilizadas no material e contribuiu com algumas considerações sobre o cuidado com similaridades nos tipos de materiais. Além disso, destacou ser indispensável a audiodescrição do material por ocasião da sua utilização com os estudantes cegos, visando torná-lo acessível à compreensão da sua totalidade por meio da transcrição do visual para o verbal. A brailista reforçou ainda a importância da validação do material pelos estudantes cegos para que eles possam identificar os limites e possibilidades do material. Concluímos preliminarmente que o material manipulável apresentado na pesquisa apresenta-se como possibilidade de recurso para explorações sobre o conceito de média aritmética com estudantes cegos. O estudo é parte de uma pesquisa de mestrado acadêmico em desenvolvimento e os próximos passos envolverão a análise do material por estudantes cegos.

Biografias dos Autores

Stephany Maria Pereira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Referências

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of teacher education, [S. l.], v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BATISTA, Josiel de Oliveira; MIRANDA, Patrick Batista. O uso de material didático no ensino da matemática para o aluno deficiente visual. In: JORNADA DE ESTUDOS EM MATEMÁTICA, 1., 2015, Marabá. Anais eletrônicos [...]. Marabá: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 2015. Disponível em: https://jem.unifesspa.edu.br/index.php/edicoesanteriores/236-sumario-edicao-atual-v-01-ano-2015. Acesso em: 28 nov. 2022.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 27 nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 29 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. 3. ed. Brasília, DF: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/105451-normas-tecnicas-para-a-producao-de-textos-em-braille-2018/file. Acesso em: 15 jan. 2023.

CERQUEIRA, Jonir Bechara; FERREIRA, Elise de Melo Borba. Recursos didáticos na Educação Especial. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 15, abr. 2000. Disponível em: http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/issue/view/100. Acesso em: 27 de abr. 2023.

DIAS, Rayane da Silva et al. Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego. Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 5, n. 2, p. 56-71, jul. 2019. Disponível em: https://dev7b.ifrs.edu.br/site_periodicos/periodicos/index.php/REMAT/article/view/3406. Acesso em: 27 nov. 2022.

EUGÊNIO, Robson da Silva. Explorações sobre a média no software TinkerPlots 2.0 por estudantes do Ensino Fundamental. 2013. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2013.

FERRONATO, Rubens. A construção de um instrumento de inclusão no ensino da matemática. 2002. 126 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82939. Acesso em: 09 dez. 2022.

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Concurso Público para a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - Educação Especial. São Paulo: FGV, 2015. Disponível em: https://conhecimento.fgv.br/concursos/see-pe/educacaoespecial. Acesso em: 28 nov. 2022.

GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise; FONTES, Rejane de Souza. Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 343-355, jul./dez. 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1171/117117241006.pdf. Acesso em: 27 nov. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Técnicas de pesquisa: entrevista como técnica privilegiada de comunicação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. p. 261-297.

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas: Pontes Editores, 2016.

NEVES, Carla Nascimento; MAIA, Regina Maria da Costa Smith. O uso de materiais adaptados para o ensino da matemática para estudantes com deficiência visual. Boletim Online Educação Matemática, Joinville, v. 6, n. 11, p. 119-137, out. 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/download/11862/8960/46546. Acesso em: 09 dez. 2022.

OLIVEIRA, Luiza Maria Borges. Cartilha do Censo 2010 – Pessoas com Deficiência. Brasília, DF: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, 2012. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/cartilhacenso2010-pessoas-com-deficienciareduzido.pdf. Acesso em: 29 nov. 2022.

OTHERO, Marilia Bense; AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Necessidades de saúde da pessoa com deficiência: a perspectiva dos sujeitos por meio de histórias de vida. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 16, n. 40, p. 219-233, jan./mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/dnjC4XvL6fYBT97ptsHgNZj/?lang=pt#. Acesso em: 09 dez. 2022.

PAULO, Paula Rodrigues N. F.; BORGES, Márcia Narcizo; DELOU, Cristina Maria C. Produção de materiais didáticos acessíveis para o ensino de Química orgânica inclusivo. Revista Areté: Revista amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 11, n. 23, p. 116-125, jan./jun. 2018. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/881. Acesso em: 27 abr. 2023.

SÁ, Elizabet Dias; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: deficiência visual. Brasília, DF: SEESP: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf. Acesso em: 25 nov. 2022.

SANTOS, Jaqueline Lixandrão; BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa. A compreensão da probabilidade por um estudante cego: possibilidade para um ensino inclusivo. In: BORBA, Rute; MONTENEGRO, Juliana; SANTOS, Jaqueline (org.). Investigações em ensino e em aprendizagem: uma década de pesquisas do Grupo de Estudos em Raciocínios Combinatório e Probabilístico (Geração). Recife: UFPE, 2022. p. 349-377.

SANTOS, Jaqueline Lixandrão; BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa. Um cenário de aprendizagem de probabilidade: uma possibilidade para alunos com deficiência visual. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, 1., 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/ENEMI/ENEMI2019/schedConf/presentations. Acesso em: 08 fev. 2023.

SILVA, Mayra Darly da; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de; PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. Material manipulável de geometria para estudantes cegos: reflexões de professores brailistas. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 5, n. 9, p. 176-202, jul./ dez. 2016. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/29997/. Acesso em: 11 dez. 2022.

SILVA, Mayra Darly da. Ensino de geometria para estudantes cegos: avaliação, análise e uso de um material manipulável por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30593. Acesso em: 10 jan. 2023.

VIGOTSKY, Lev Semionovich. Obras Completas – Tomo Cinco: Fundamentos de Defectologia. Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). Cascavel: Edunioeste, 1997.

VITA, Aida Carvalho. Análise Instrumental de uma maquete tátil para aprendizagem de Probabilidade por alunos cegos. 2012. 239 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10906. Acesso em: 03 mar. 2023.

VITA, Aida Carvalho; KATAOKA, Verônica Yumi. Construção de maquete tátil para a aprendizagem de probabilidade por alunos cegos baseada no design centrado no usuário. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 5, n. 9, p. 147-175, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6035. Acesso em: 09 dez. 2022.

Publicado
2023-06-30