Redesign de material didático na perspectiva do Desenho Universal

Palavras-chave: Desenho Universal, Material Didático, Modelagem Tridimensional

Resumo

 

 Este artigo apresenta o redesign de um material didático para o ensino de álgebra, utilizando os princípios do Desenho Universal. O profissional responsável pelo redesign é um bacharel em Expressão Gráfica, cujos conhecimentos são aplicados na seleção adequada de propriedades físicas dos materiais, como resistência, elasticidade e isolamento térmico, bem como na ergonomia ao desenvolver formatos e tamanhos ideais para cada material, visando o conforto dos usuários finais. Além disso, as habilidades do bacharel em Expressão Gráfica na modelagem tridimensional auxiliam no processo de concepção de materiais didáticos, permitindo a realização de testes com diferentes modelos e alterações rápidas, sem custos adicionais. Com isso, ampliamos uma pesquisa realizada em nível de mestrado que utilizou um material didático desenvolvido para o ensino e aprendizagem de operações com polinômios, conteúdo presente na disciplina de Matemática do Ensino Fundamental com aplicação em uma sala de aula onde havia um estudante cego, embora todos os estudantes também tenham participado da prática, como prevê o Desenho Universal. A pesquisa foi financiada por meio de edital universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A metodologia adotada é abordagem qualitativa e inclui entrevistas semiestruturadas com o estudante cego, além do redesign do material didático com base em sugestões de adequação pelo participante e normas técnicas brasileiras. Conclui-se que o material redesenhado atende aos critérios de um material didático na perspectiva do Desenho Universal. Além disso, fica evidente que o bacharel em Expressão Gráfica possui conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis, eficientes e adequados às necessidades dos estudantes com deficiência. Portanto, esse profissional desempenha um papel importante na educação inclusiva, no que diz respeito à produção de materiais didáticos, participando de equipes multidisciplinares.

Biografias dos Autores

Anderson Roges Teixeira Góes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Gabrieli Jaguszewski da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Bacharela em Expressão Gráfica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Márcia Regina Silva Berbetz, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestra em Educação: Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Referências

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050:2015: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

BERBETZ, Márcia Regina Silva. Educação matemática inclusiva: o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

BERBETZ, Márcia Regina Silva Berbetz; GÓES, Anderson Roges Teixeira. Placas Algébricas: recurso didático na perspectiva do desenho universal para aprendizagem na educação matemática. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 52, p. 331-351, 2020.

BOCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. Desenho Universal para a Aprendizagem: a produção científica no período de 2011 a 2016. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. 1, p. 143-160, jan./mar. 2018.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília: Presidência da República, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Brasília: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.

CAMARGO, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 1-6, jan./mar. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132017000100001&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 30 jan. 2022.

CONTE, Márcia Regina Berbetz; GÓES, Anderson Roges Teixeira. Educação Matemática inclusiva: materiais manipuláveis adaptados na concepção do Desenho Universal. In: Congresso Humanitas: Educação, 1., 2018, Curitiba. Anais [...]. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018.

ONU. Organização das Nações Unidas. Comité sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad. Observación general núm. 7: sobre la participación de las personas con discapacidad, incluidos los niños y las niñas con discapacidad, a través de las organizaciones que las representan, en la aplicación y el seguimiento de la Convención. [Genebra: ONU], 2018. Disponível em: https://tbinternet.ohchr.org/_layouts/15/treatybodyexternal/Download.aspx?symbolno=CRPD/C/GC/7&Lang=en. Acesso em: 17 set. 2019.

RICARDO, Débora Cristina; SAÇO, Lívia Fabiana; FERREIRA, Eliana Lúcia. O desenho universal na educação: novos olhares diante da inclusão do ser deficiente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 2, p. 1524-1538, ago. 2017.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha: UNESCO, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos pdf/salamanca.pdf. Acesso: 30 jan. 2022.

Publicado
2023-08-06