Levantamento bibliográfico em plataformas de pesquisa

Trabalhos sobre deficiência múltipla associada à deficiência visual

  • Bárbara Braga Wepler Instituto Benjamin Constant - IBC
  • Dayana Miranda dos Santos Bandeira Instituto Benjamin Constant - IBC
  • Ivan Finamore Araújo Instituto Benjamin Constant - IBC
  • Maria do Socorro Fortes de Oliveira Instituto Benjamin Constant - IBC
  • Renata Martins de Oliveira Instituto Benjamin Constant - IBC
  • Yole Matias Silveira de Assis Krüger Instituto Benjamin Constant - IBC
Palavras-chave: Educação Especial; Estudo investigativo; Base de dados

Resumo

 A demanda por pesquisas que envolvam a Deficiência Múltipla e, mais especificamente, a Deficiência Múltipla associada à Deficiência Visual no contexto de uma instituição pública de ensino especializada no âmbito federal faz surgir questionamentos que nem sempre são esclarecidos a partir da busca por trabalhos e estudos no meio acadêmico, principalmente no campo educacional. Uma investigação preliminar por bibliografias na área trouxe à tona a hipótese da falta de consenso existente ainda hoje sobre o próprio termo Deficiência Múltipla, além da hipótese de que ainda há poucos estudos neste tema. Neste contexto, a presente pesquisa, relata a terceira parte de uma investigação de bibliografias existentes na área entre os anos 2015 e 2020 no Brasil de modo a proporcionar discussões acerca dos diferentes conceitos da Deficiência Múltipla, contribuir para a ampliação da discussão sobre a Deficiência Múltipla associada à Deficiência Visual, além de verificar a necessidade de novos estudos que preencham as lacunas encontradas ou pouco exploradas. O estudo utilizou, então, duas plataformas de busca para a realização do trabalho, periódicos CAPES e SciELO, com o uso de descritores selecionados. A metodologia utilizada foi o Estado da Arte – um tipo de pesquisa bibliográfica –, e dividiu-se o trabalho em três momentos de análise. A primeira etapa, quantitativa, incluiu a busca dos dados coletados nas plataformas selecionadas. A segunda etapa, quali-quanti, contemplou uma análise mais detalhada das bibliografias encontradas, com o objetivo de verificar os dados sob a perspectiva bardiniana e separá-los por categorias. Por fim, uma vez que as etapas um e dois já foram apresentadas e publicadas, focamos, neste artigo, na terceira etapa, em que os dados foram novamente analisados, agora a partir de uma leitura minuciosa que incluía a discussão acerca da relação entre os dados encontrados e a motivação inicial da pesquisa, utilizando-se agora apenas dois dos cinco descritores analisados inicialmente: Deficiência Múltipla na Educação e Deficiência Múltipla na Educação Inclusiva. Os resultados indicam um número ainda muito pequeno de bibliografias na área, bem como evidenciam divergências conceituais entre as bibliografias encontradas e uma lacuna ainda sobre relatos da prática pedagógica.

Biografias dos Autores

Bárbara Braga Wepler, Instituto Benjamin Constant - IBC

Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Dayana Miranda dos Santos Bandeira, Instituto Benjamin Constant - IBC

Mestre em Educação Especial pela Universidade do Minho (UMinho)

Ivan Finamore Araújo, Instituto Benjamin Constant - IBC

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá

Maria do Socorro Fortes de Oliveira, Instituto Benjamin Constant - IBC

Doutora em Inclusão, Ética e Interculturalidade - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Renata Martins de Oliveira, Instituto Benjamin Constant - IBC

Doutora em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Yole Matias Silveira de Assis Krüger, Instituto Benjamin Constant - IBC

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Referências

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Publicado
2023-08-06