Audiodescrição no ensino da Língua Brasileira de Sinais para uma pessoa com baixa visão:

Uma experiência docente a serviço da educação inclusiva

  • Adriana da Paixão Santos Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Elisangela Oliveira Matos Universidade Federal da Bahia - UFBA
Palavras-chave: Educação inclusiva., Atendimento Educacional Especializado., Audiodescrição Didática., Língua Brasileira de Sinais., Baixa visão

Resumo

 Em 2020 e 2021, a educação precisou buscar metodologias de trabalho que contemplassem o ensino remoto. No Brasil, locus de aplicação desta proposta, muitos estudantes com deficiência ficaram à mercê de atividades pedagógicas sem qualquer tipo de recurso de acessibilidade, desde arquivos textuais em formato de imagem à utilização de elementos visuais sem audiodescrição. Uma situação muito específica deste processo foi o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contexto remoto a estudantes com deficiência visual. Seria imprescindível, neste caso, a elaboração de uma proposta de trabalho conjunta entre o especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o docente do componente curricular. Este registro tem por objetivo descrever o enriquecimento de práticas docentes realizadas em contexto remoto no atendimento educacional especializado de uma aluna com baixa visão e estudante de Pedagogia de uma universidade federal, tendo como suporte o uso da Audiodescrição Didática – ADD. Sendo uma experiência piloto das autoras, o artigo traz alguns conceitos necessários para o desenvolvimento da atividade: audiodescrição e sua estrutura-base, audiodescrição didática, Língua Brasileira de Sinais e seus parâmetros, além de elementos necessários à compreensão do atendimento educacional especializado. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, na qual uma autora se fez presente em todas as aulas a fim de recapitular os conhecimentos prévios sobre a Língua Brasileira de Sinais e como ela poderia ser ensinada, de maneira remota, à estudante com baixa visão. Conclui-se que o uso da audiodescrição no ensino de Libras não só contribui para a aprendizagem de pessoas com baixa visão, mas também colabora para a organização da espacialidade daqueles que são considerados indivíduos típicos, isto é, o sujeito que não apresenta deficiências, transtornos de desenvolvimento ou quaisquer tipos de distúrbios de aprendizagem.

Biografias dos Autores

Adriana da Paixão Santos, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestra em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Elisangela Oliveira Matos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Licencianda em Pedagogia pela UFBA

Referências

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Publicado
2023-06-19