História de vida em memórias de formação de um professor cego
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a história de vida e memórias de formação de um professor cego, considerando sua trajetória na vida escolar, acadêmica e profissional, bem como desafios enfrentados (ou não) para constituir-se docente. A metodologia empregada compreendeu uma pesquisa (auto) biográfica com base em Nakayama (2015), Passeggi (2016) e Delory-Momberger (2006), com uso de uma entrevista narrativa para levantar dados. Em seguida, partiu-se para a análise e interpretação desse relato com uso da técnica de análise do conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados obtidos a partir das apreciações realizadas evidenciaram que se fazem necessárias contribuições para um processo de formação que prime pela inclusão e ampliação de oportunidades – apostando no fortalecimento do professor com deficiência, seus saberes e suas práticas, como aspecto fundamental que contribui para uma inclusão docente, crítica e criativa, e abre outras possibilidades de experiência na escola e na sociedade. Com o relato ouvido e analisado, foi possível perceber e compreender vários processos, como a formação da identidade da pessoa cega, a vocação para a docência e, principalmente, a necessidade de mudanças pela sociedade em sempre associar a palavra deficiência com incapacidade, situação aqui evidenciada como ultrapassada e errônea.
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